Na quinta-feira, dia 26, a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, e equipe visitaram o pavilhão feminino da Unidade Penitenciária Doutor Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco. O objetivo foi a definição, junto com a direção da unidade, de atividades para as mulheres em estado de cárcere. As propostas foram aprovadas e devem iniciar em fevereiro.
Todas as celas das alas femininas foram visitadas. Foram anotadas demandas e compartilhadas lágrimas. São 173 detentas, sete grávidas e três com bebê de colo. Muitas dessas mulheres enfrentam a rejeição por parte da família e outras cumprem penas movidas pela esperança. “Uma situação delicada é da abstinência de drogas. Porque muitas eram usuárias e foram presas por praticar o tráfico”, explicou a psicóloga Samara Lopes.
A SEPMulheres iniciará campanha para arrecadação de livros e revistas para a biblioteca da penitenciária e atividades de rodas de leitura com as detentas. A campanha se chama: Leitura é Cidadania. A sugestão foi recebida com entusiasmo pelas reeducandas, inclusive Marina Freitas, da cela 08, convocou as visitantes dizendo que na próxima semana é o seu aniversário e que quer ganhar um livro de presente.
“Nós estamos preocupadas e alertas sobre a situação desse público, principalmente pela alta quantidade de mulheres em depressão. Estamos comprometidas com essa causa, porque a nossa missão é que o direito de todas as mulheres sejam garantidos. Essas mulheres perderam o direito à liberdade, mas não os demais”, afirma a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.
A intenção é que também sejam articuladas atividades físicas e culturais para serem oferecidas o mais breve possível.