O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz Filho, visitou a capital acreana nesta quinta-feira, 26. O governador do Acre, Tião Viana apresentou a Agnelo as unidades de saúde do estado que prestam atendimentos de baixa, média e alta complexidade. Além dos governadores participaram das visitas também os secretários de Saúde do Distrito Federal, Rafael de Aguiar Barbosa; subsecretário de Gestão Participativa da Secretaria de Saúde, José Bonifácio Alvim; subsecretário da Segurança do Distrito Federal, Rogério de Brito Miranda; a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo; secretário de Comunicação do Acre, Leonildo Rosas; deputado federal do Acre, Sibá Machado e o presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT), Leonardo Brito.
Tião Viana disse que Agnelo Queiroz e seu governo têm sido muito solidários com o Acre. “Alguns pacientes nossos que precisam de atendimento lá encontram dignidade e acolhida. O governador Agnelo veio conhecer experiências que estão dando certo aqui, e que podem ser levadas para lá, podem ser aproveitadas. É uma honra o Acre receber o governador e sua equipe”, declarou Viana.
Conhecendo a experiência em saúde pública do Acre
O primeiro local visitado por Agnelo Queiroz e Tião Viana foi o Hospital das Clínicas (HC). Queiroz conheceu a área onde são feitas as consultas e triagens dos pacientes que buscam atendimento no programa “Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos”. Em seguida, ambos participaram de um breve ato no auditório do HC, com cerca de 400 pacientes que já fizeram cirurgias para remoção da catarata. O governador e a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, acompanhados pelo diretor do programa “Cuidando dos Seus Olhos”, Fábio Vieira, explicaram ao governador do Distrito Federal como são feitos os procedimentos e ressaltaram que o atendimento prioritário é destinado aos idosos.
“Já ouvi muitos relatos de pessoas que antes não conseguiam cozinhar, costurar, ler uma bíblia ou sequer sair de casa porque tinham medo de se machucar, mas que depois da cirurgia voltaram a enxergar e conseguem ler suas bíblias ou costurar uma roupa para o neto. São histórias assim que nos deixa feliz e que nos faz ver que o governo esta levando dignidade para esses idosos. Já são mais de 60 mil olhos que voltaram a enxergar”, disse o governador Tião Viana.
Agnelo Queiroz aprovou a iniciativa do Governo do Estado e ressaltou que este programa é um exemplo que deve ser seguido por outros governantes do Brasil. “Fico muito satisfeito em ver um programa tão maravilhoso como esse. A condição de enxergar garante qualidade de vida. A capacidade de enxergar é o que nos guia e isso devolve dignidade às pessoas. Com certeza nós vamos nos propor a fazer um trabalho semelhante no Distrito Federal”, disse Queiroz.
Segundo ele, o trabalho realizado pelo governador Tião Viana com “Cuidando dos Seus Olhos” pode ser usado como referência pelo Governo Federal para que um programa similar seja executado em todo o Brasil.
Tião Viana convidou Agnelo Queiroz a assistir uma cirurgia de remoção da catarata. O governador do Distrito Federal, que também é médico, mostrou-se impressionado com a qualidade técnica dos médicos e com a qualidade dos equipamentos utilizados na realização das cirurgias.
Depois de assistirem às cirurgias, Tião Viana e Agnelo Queiroz visitaram as instalações da nefrologia do Hospital das Clínicas. Em seguida, eles foram à residência do ex-motorista Paulo Cardoso, paciente atendido pelo programa “Assistência Médica Domiciliar”. A coordenadora do programa, Lúcia Carlos, explicou que a ação garante o atendimento médico domiciliar a pessoas que sofrem de doenças crônicas incapacitantes ou doenças degenerativas.
A segunda unidade de saúde que o governador do Distrito Federal conheceu foi a Unidade de Referência da Atenção primária (Urap) Eduardo Asmar, localizada no Segundo Distrito da capital. O governador do Acre explicou a Agnelo Queiroz que embora a administração do local seja de responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco, o Governo do Estado trabalha em parceria para prestar melhor acolhida aos pacientes que utilizam os serviços daquela unidade de saúde.
Agilidade no atendimento e humanização
A terceira unidade de saúde visitada pelos governadores do Acre e do Distrito Federal foi a Unidade de Pronto Atendimentos (UPA) 24 horas do Segundo Distrito. Agnelo Queiroz conheceu as áreas destinadas aos consultórios, ambulatórios, pacientes em observação e administra da UPA. Tião Viana explicou que a UPA tem como propósito atender os pacientes em tempo hábil para que não haja filas. Nesta unidade, os pacientes são atendidos por um enfermeiro com formação superior que realiza a triagem e indica, utilizando as cores azul, verde, laranja, amarelo ou vermelho, o nível de prioridade da consulta. Pela cor amarela, por exemplo, o atendimento deve ser feito no máximo em trinta minutos.
O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) foi a quarta unidade a ser visitada pela comitiva de gestores. Agnelo Queiroz se disse impressionado por não encontrar pacientes em macas nos corredores do Huerb. “Esse é um hospital de urgências e emergências que não tem pacientes em macas nos corredores”, destacou o governador do Distrito Federal. Outro ponto que chamou a atenção de Queiroz diz respeito a humanização no tratamento dado aos pacientes. Na ocasião, Tião Viana lembrou que é preciso tratar com carinho e atenção aqueles que procuram os serviços das unidades de saúde. “Uma pessoa sadia não busca um hospital, por isso nós do Governo do Estado temos essa política de humanização, de servir de coração aqueles que procuram os serviços públicos. Sabemos que quem vai a um hospital já chega fragilizado pela doença”, observou o governador do Acre.
O programa “Saúde Itinerante”, que leva serviços de diversas áreas de saúde a regiões mais isoladas do Acre, atendendo a indígenas, ribeirinhos e povos da floresta, foi um dos que mais chamou a atenção do governador Agnelo Queiroz. Ele demonstrou interesse em ter detalhes do projeto com a coordenação do programa para estudar a possibilidade de aplicar algo semelhante no Distrito Federal.
A última unidade de saúde que recebeu a comitiva dos governos do Acre e Distrito Federal foi a Maternidade Barbara Heliodora. Lá, Queiroz conheceu o programa “Cegonha”, que garante um conforto a mais para as mamães: depois de darem a luz, elas podem voltar de carro com seus filhos para casa.
“Nestas visitas eu e minha equipe pudemos conhecer projetos do Governo do Acre que são referências, especialmente na área de saúde. Aqui nós conhecemos métodos de tratamento planejado, humanizado, que de fato tem buscado resolver os problemas de saúde pública no Acre. Embora este seja um estado considerado pequeno da nossa federação, tem mostrado o compromisso e a competência de seus governantes. O governador Tião Viana esta dando um exemplo para o país inteiro. Muito do que é feito aqui nós podemos aplicar no Distrito Federal”, concluiu Agnelo Queiroz.
Galeria de imagens