Numa reunião na prefeitura de Sena Madureira nesta quarta-feira, 26, entre a Secretária de Turismo Ilmara Lima, o presidente do conselho Estadual de Turismo, José Raimundo Morais, o prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal e o Secretário de Cultura do município, Gilberto Lira foi discutido a importância do município tanto no turismo quanto na sua participação da identidade cultural do estado.
O objetivo deste primeiro encontro foi de estudar uma possibilidade de dar maior amplitude para as festas e acontecimentos importantes da cidade para que eles sejam conhecidos em todo o Estado, e que não haja conflitos de datas. Nilson Areal mostrou interesse em incluir o município de Sena Madureira na rota turística estadual.
Posição Geográfica
Sena Madureira se localiza entre os polos do Vale do Juruá e Alto Acre, e tem importância significante para o turismo estadual por possuir belezas naturais, rios caudalosos e comunidades ribeirinhas, como o Cazumbá Iracema e o Lago do Silêncio, favorecendo a procura por pessoas que são adeptas do ecoturismo e que seguem um roteiro, Alto Acre – Vale do Juruá, através da BR-364 que está com trafegabilidade integral. “Quem deseja conhecer Rio Branco de carro e depois seguir para Cruzeiro do Sul pode muito bem aproveitar e conhecer as belezas naturais de Sena Madureira, e não passando apenas, mas ficando e aquecendo o comércio local” justificou Ilmara.
Ilmara também ressaltou que o polo de artesanato Cazumbá Iracema já é conhecido da Setul e que possui um departamento que coordena as atividades naquela comunidade. Nilson Areal numerou os atrativos naturais que se localizam em Sena Madureira, e nas proximidades, e quais eventos que já acontecem tradicionalmente.
Capacitação e Desenvolvimento Turístico
A preocupação da Secretária Ilmara está além dos acontecimentos e datas festivas da cidade. Ela também antecipou a implantação do Invtur (programa de cadastramento do inventário da oferta turística) no município, que já aconteceu na capital e em Cruzeiro do Sul, e do programa taxista nota 10 que já acontece em Rio Branco.
Deste encontro surgiram novas possibilidades, como roteirização turística através do trabalho de técnicos da Setul, e o fomento do turismo interno com a implantação do Viaja Mais Servidor, que dará oportunidade para o servidor público conhecer o Estado a preços acessíveis. O prefeito convidou Ilmara para conhecer o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) montado na praça central.
Participação da comunidade
Como uma das políticas do Governo do Estado é a inclusão da comunidade no processo do desenvolvimento, o Turismo de Base Comunitária será aplicado no futuro em Sena Madureira.
Uma das alternativas é a capacitação dos proprietários de embarcações grandes e pequenas para elaborar um passeio por dois dos rios mais importantes que atravessam o estado: o Iaco e o Purus. Ao final da reunião foi traçado um esboço de um plano de ação para que as atividades discutidas sejam realizadas.