Governo e prefeitura de Xapuri lançam programa “Vencendo o Analfabetismo”

Meta é alfabetizar cerca de 15 mil pessoas
Meta é alfabetizar cerca de 15 mil pessoas

Meta é alfabetizar cerca de 15 mil pessoas

Numa das ruas recém-inauguradas pelo programa Ruas do Povo em Xapuri, o governo do Acre e a prefeitura do município lançaram nesta quarta-feira, 25, o movimento “Vencendo o Analfabetismo”, ação que integra o MOVA/ALFA 100, parceria intergovernamental cujo objetivo é alcançar 100% da população acreana, oferecendo alfabetização de qualidade.

Participaram do lançamento, por parte do Governo do Estado, a coordenadora do programa Alfa 100 no Acre, Maria Augusta, e a representante da Secretaria de Educação e Esporte em Xapuri, Ziláh Carvalho Mastub de Oliveira. Pelo município, estiveram presentes no ato o prefeito Bira Vasconcelos e o secretário municipal de Educação, João Ribeiro de Freitas.

O programa “Vencendo o Analfabetismo” tem como meta formar 26 turmas de alunos para alfabetizar 390 pessoas durante o ano de 2012. Em longo prazo, a estimativa da parceria entre governo e município é de que cerca de mil pessoas sejam alfabetizadas em Xapuri, que tem aproximadamente três mil analfabetos, sendo 15% deste total localizado na zona urbana e 30% na zona rural.

Segundo a coordenadora do ALFA 100 no Acre, Maria Augusta, chegar o mais próximo possível da erradicação do analfabetismo no estado é uma das metas prioritárias da Secretaria Estadual de Educação. “É um desafio que vem sendo vencido ano a ano graças às parcerias entre os governos e ao esforço dos profissionais que têm abraçado esse compromisso”, disse ela.

A professora Ziláh Carvalho, representante da SEE em Xapuri, disse que o combate ao analfabetismo é uma das ações fundamentais do governo em Xapuri, município que apesar dos grandes avanços dos últimos anos ainda possui um número considerável de pessoas que não sabem ler e escrever. “Possuímos um plano de ação muito bem elaborado que vai reduzir substancialmente o nosso número de analfabetos”, afirmou.

O prefeito Bira Vasconcelos destacou a importância da parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado para o avanço da educação em Xapuri. “Temos hoje o IFAC em nossa cidade, a UNB/UAB, além da parceria com a Universidade Federal do Acre, que formou no último sábado, 26, economistas para o nosso município. Agora, com esse incremento do apoio do governo no combate ao analfabetismo, temos a certeza de que o futuro de Xapuri na área de educação é muito promissor”.

Programas de redução do analfabetismo vêm sendo desenvolvidas desde 2009 pela atual administração municipal como parte do plano de governo do prefeito Bira Vasconcelos. Com o novo programa, um mapeamento será realizado em toda a zona urbana e rural do município para que no início do ano letivo o plano de ação seja colocado em prática de acordo com as demandas levantadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter