Programa Especial de Bacharelado em Economia forma 339 jovens do interior do estado

Reitora Olinda Batista e Daniel Zen destacam a parceria entre Governo do Estado e UFAC (Mardilson Gomes)
Reitora Olinda Batista e Daniel Zen destacam a parceria entre Governo do Estado e UFAC (Mardilson Gomes)

Reitora Olinda Batista e Daniel Zen destacam a parceria entre Governo do Estado e UFAC (Mardilson Gomes)

Criado com o objetivo de beneficiar comunidades de 15 municípios acreanos com acesso ao ensino superior, o Programa Especial de Bacharelado em Economia (Proeco) irá formar este ano 339 jovens no curso de bacharelado em Economia pela Universidade Federal do Acre (Ufac). As formaturas ocorrem no período de 12 de janeiro a 04 de fevereiro.

O programa, criado em 2006, é fruto da parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, com a Universidade Federal do Acre e Prefeituras. Foram investidos recursos na ordem de R$ 6 milhões no processo de formação dos alunos.

Os municípios de Acrelândia, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri foram beneficiados pelo Proeco. Cada município teve direito a 45 vagas.

As formaturas iniciaram nesta quarta-feira, 18, no município de Plácido de Castro e um dos protagonistas foi o formando Raimundo Nonato, que não cabia em si de tanta emoção no momento da colação de grau. “Este momento é a realização do sonho de meus pais. Hoje estou pronto para atuar no mercado de trabalho. Este foi apenas o primeiro passo em busca de mais conhecimento, não pretendo parar na graduação, quero alçar voos maiores na minha profissão”, revelou.

Para o Secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, os formandos são as grandes estrelas do programa. “Temos que comemorar o casamento de sucesso de 13 anos com a Universidade Federal do Acre. Este trabalho iniciou com o Programa de Formação dos Professores em Exercício (Proformação), que permitiu a formação de 94% dos profissionais efetivos e temporários, motivo pelo qual temos obtido a elevação e melhorado os indicadores da educação no Acre, resultando em alunos mais preparados e aptos para cursar um curso superior”, afirmou.

Com o Proeco, 339 moradores do interior concluem o curso superior (Mardilson Gomes)

Com o Proeco, 339 moradores do interior concluem o curso superior (Mardilson Gomes)

Olinda Batista, reitora da UFAC, ressaltou o desejo de expandir a universidade para o interior do estado com cursos que não fossem de magistério. Para ela, o Proeco tem exercido um papel importante nos 15 municípios onde ele acontece, de mudar a vida e a realidade das comunidades antes impossibilitada de frequentar um curso superior. “Hoje estamos colocando no mercado de trabalho, profissionais qualificados e aptos para atuar em suas áreas. A Ufac, por sua vez, está exercendo com dignidade seu papel social através dessa parceria consolidada com o Governo do Estado e Prefeituras”.

O prefeito de Plácido de Castro, Paulo Cesar da Silva, enfatiza que a formatura dos 20 jovens trará um impacto positivo para a economia do município. “Estamos comemorando a consolidação de um trabalho que deu certo. Atuar de forma conjunta é uma fórmula que tem contribuído para consolidar políticas públicas voltadas para a comunidade. O fato de termos um governo visionário contribui para investirmos em capital intelectual, isso fará a diferença nos municípios”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter