O governador Tião Viana e o Superintendente Regional do Incra, Thaumaturgo Neto, assinaram nesta quarta-feira, 18, no Gabinete do Governo, uma série de convênios para atividades de cooperação. Somados, os convênios ultrapassam R$ 3 milhões e vão beneficiar aproximadamente 17 mil famílias.
Os convênios prevêem investimento no ensino técnico para produtores dos assentamentos de reforma agrária em todos os municípios do estado e foram firmados entre a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Dom Moacyr.
Para o governador Tião Viana “é bom começar o ano com esse tipo de oportunidade. Quando iniciamos um projeto como esse, com várias frentes de trabalho, somos capazes de gerar mais qualidade de vida, aumentamos a renda familiar e geramos mais oportunidades para as famílias assentadas”.
O Superintendente Regional do Incra no Acre, Thaumaturgo Neto, reforçou o quanto esses convênios são importantes para as famílias em todo o Estado e como foi difícil defini-los e firmá-los ainda no final do ano de 2011. “Serão formações profissionais em várias áreas”, adi antou.
Entre as secretarias de estado, a de Educação é a que mais vai receber verbas através dos convênios. “Executaremos esses recursos nos próximos quatro anos levando a educação para essas comunidades”, garantiu o secretário Daniel Zen.
O Secretário de Meio Ambiente, Carlos Edgard de Deus, ressaltou a importância do recurso para os produtores da região. “Faço um elogio à equipe do Incra pela firmação desses convênios que tanto vão beneficiar os trabalhadores rurais dos assentamentos do estado”. Já para o presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Irailton Lima, “A formação do jovem de assentamento é de fundamental importância para a comunidade. Estamos falando de uma abrangência de mais de 3.600 famílias através da formação de 120 jovens só pelo IDM”.