Atenção ao escolher a agência de viagens e sempre se assegurar de todos os valores e serviços previstos do contrato
Durante os primeiros meses do ano, muitos aproveitam as férias escolares e recessos trabalhistas para viajar. O Procon aconselha que se tenha atenção e sempre pesquise a agência de viagens antes de contratar o serviço.
O Procon disponibiliza o atendimento pelo telefone 151, para que o consumidor procure referências sobre empresas e serviços, podendo checar a quantidade de reclamações junto a diretoria. É importante conhecer a agência de viagens antes de contratar qualquer serviço.
Após escolhida a agência, é preciso pensar no pacote contratado, verificar todos os valores individualmente, desde alimentação, hospedagem, translado, até qualquer remarcação de vôo que precise ser feita. É necessário conhecer tudo o que será pago para saber se realmente vale a pena e escolher o plano mais vantajoso.
Compare preços e, no caso de pacotes turísticos de excussão, verifique a quantidade de pessoas e os destinos do roteiro, quanto maior a excussão menor atenção individual será dada, o que pode comprometer suas férias e trazer maiores problemas no caso de mudança de percurso ou remarcações.
Atenção especial aos cancelamentos
No caso do cancelamento por parte da agência de viagens, o passageiro recebe o reembolso total com os valores corrigidos, além de eventuais despesas extras e prejuízos, tendo direito, também ao valor referente a danos morais, que deve ser requerido por meio do Juizado Especial Cível.
Caso o passageiro precise cancelar o vôo, a chefe do setor de reclamações do Procon, Daniella Barcellos, orienta que seja feito com a maior antecedência possível e por escrito. “O agente de turismo poderá reter percentuais proporcionais ao prazo em que a empresa foi informada do cancelamento e despesas que teve nesse período, por isso, o quanto antes for informado do cancelamento, maior a quantia que pode ser devolvida ao consumidor”, diz Daniella.
Atenção aos últimos detalhes
Guarde os vouchers (comprovantes de reserva de hotéis, traslados etc.) bem como recibos dos valores pagos, bilhetes, passagens com datas de saída e chegada. Informe-se sobre a necessidade de vistos, vacinas, autorização para viagens de menores, entre outros, providenciando-os antecipadamente.
Problemas durante a viagem precisam ser comunicados aos responsáveis e, se possível, registrados por meio de fotos ou vídeos, para garantia do consumidor. É importante ficar atento aos horários e chegar aos locais de saída dos grupos com antecedência e não esqueça de verificar os limites alfandegários para gastos no exterior.
Todas as malas, sacolas, pacotes ou bolsas de mão devem ser identificadas dentro e fora, com etiquetas que contenham seu nome, endereço completo e telefone, para garantia no caso de extravio de bagagem. Se certifique com antecedência quanto ao limite de peso ou volume determinado pela companhia (deve constar no contrato de prestação de serviço).
Em caso de extravio de bagagem, atraso e perda de vôo ou descumprimento de qualquer cláusula contratual, deve-se procurar imediatamente a empresa aérea ou a agência de viagens, mas não resolvendo a questão, procure o atendimento do Procon na OCA, praça rosa. Atenção e cautela são importantes para garantir os seus direitos. Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone 151, sempre das 8 às 18 horas e boa viagem.