Mulheres da Custódio Freire encerram curso de Corte e Modelagem de Cabelo

Governo e prefeitura capacitam mais de 20 mulheres para o mercado de trabalho

 

Encerramento do curso de Corte e Modelagem de Cabelos para 24 mulheres do Pólo Agroflorestal do Ramal Castanheira e Custódio Freire

Encerramento do curso de Corte e Modelagem de Cabelos para 24 mulheres do Pólo Agroflorestal do Ramal Castanheira e Custódio Freire

Na manhã desta quinta-feira, 29, a Coordenadoria Municipal da Mulher (Comulher), em parceria com Instituto Dom Moacyr (IDM), realizou o encerramento do curso de Corte e Modelagem de Cabelos para 24 mulheres do Polo Agroflorestal do Ramal Castanheira e Custódio Freire.

A secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, e a secretária adjunta de Pequenos Negócios, (SEPN) Silvia Monteiro e Silva, foram convidadas a prestigiar o evento coordenado pela prefeitura de Rio Branco.

Durante três meses, o curso foi realizado no Portal Francisco Cândido Xavier. “Nós oferecemos o espaço, pois já promovemos projetos sociais junto à comunidade local. Temos esporte, reforço escolar e cursos, e oferecemos almoço aos domingos aos mais carentes e, claro, não iríamos deixar de participar dessa iniciativa de oferecer às nossas mulheres a oportunidade de ter sua própria renda”, declarou a diretora do Portal, Sídia Gomes

O programa, ao todo, conta com 350 mulheres, das zonas rural e urbana, participando de 14 cursos de cabeleireiro, corte e costura, artesanato, pintura indiana em tecido, entre outros que foram iniciados em agosto e aos poucos são concluídos. “Não posso deixar de agradecer a parceria com a SEPMulheres, com a SEPN e IDM. Fazer um curso como esse, de corte e modelagem de cabelo, na zona rural é uma satisfação. Queremos, assim como a SEPMulheres, investir na autonomia econômica das acreanas. E o portal foi fundamental para a concretização desse evento”, disse Raquel Lima da Silva, que representou a coordenadora da Comulher, Rosali Sacalabrin.

Autonomia econômica. Duas palavras importantes a partir de agora para Tânia Maria Martins de Souza, de 37 anos, desempregada, que participou do curso. “Eu não sabia fazer nada. Agora corto cabelo de mulheres e homens, faço escova, química e estou pronta para trabalhar em um salão e ganhar meu próprio dinheiro para sustentar minha filha. Isso é um sonho”, declarou Tânia.

Assim como Tânia, Mônica, também desempregada, se diz pronta para o futuro. “Posso dizer que tenho uma profissão. Estou aberta a novos horizontes e novas conquistas”, enfatizou.

Segundo a coordenadora de Serviços do IDM, Cláudia Sampaio, essas mulheres estão aptas para o trabalho. “A motivação agora é de dentro para fora, para que elas continuem praticando e gerem renda para suas famílias e tenham uma visão empreendedora”, disse.

“E vai ser essa visão empreendedora que vai levá-las adiante. Elas dependem apenas delas. Mas nós, da SEPN, podemos ajudar no que for preciso para quem quer orientação na hora de montar o próprio negócio”, enfatizou a secretária adjunta da SEPN, Sílvia Monteiro.

Para a secretária da SEPMulheres, Concita Maia, ver um curso como esse finalizado é sensação de felicidade. “É uma etapa de trabalho e conquista. Preciso agradecer à Comulher pelo atendimento que tem dado às mulheres, pela parceria que temos feito”, declarou.

A secretária transmitiu a mensagem do governador Tião Viana e da primeira-dama, Marlúcia Cândida, enviada às mulheres. “O governador e a primeira-dama pediram que parabenizasse ao portal pelo acolhimento e dissesse a cada uma de vocês que o curso seja um elemento transformador e as coloque, cada vez mais, em um patamar econômico acima”, finalizou a secretária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter