Nova etapa no combate à doença quer reduzir os números de infestação dentro das residências
Na manhã da última terça-feira, 27, a pedido do governador Tião Viana, a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, reuniu-se com os demais secretários estaduais e presidentes de instituições da administração pública direta e indireta para uma mobilização geral de combate à dengue.
Intitulada Campanha das Secretarias no Combate à Dengue, o governo quer proporcionar a articulação entre todos os setores para as ações estratégicas de atuação no combate à dengue em Rio Branco para reduzir o índice de vetor na cidade, que atualmente apresenta 9,8 de infestação predial, número considerado ainda alto pelo Ministério da Saúde.
O movimento já tem data para começar – o lançamento será no dia 3 de janeiro de 2012, às 9 horas, em frente ao Palácio Rio Branco, a exemplo da campanha Guerra Contra a Dengue, lançada na mesma data este ano. Nesse dia, os secretários devem mobilizar todos os servidores para que participem da campanha e sejam multiplicadores na conscientização tanto no ambiente de trabalho como na sua comunidade.
Na reunião, a secretária apresentou a ideia da ação em parceria com as demais secretarias e mostrou o comparativo nas notificações da dengue em 2010 e 2011 e os bons resultados obtidos com a intensa mobilização realizada no decorrer do ano. Na mesma semana de dezembro do ano passado, a capital apresentava 1.154 casos notificados contra 51 na última semana de 2011.
Mas, apesar da queda nas notificações, a secretária alertou que a vigilância não pode parar, e para isso é essencial a colaboração de todos. “A ideia é de que de janeiro a abril de 2012 os gestores façam vistoria nas secretarias de sua pasta e cada uma ‘adote’ um bairro para fazer visita, checando se os moradores estão fazendo sua parte em casa”, explica Suely Melo. “Além disso, o governador Tião Viana vai reduzir o ciclo de visitas domiciliares dos agentes de 35 dias para cada 22 dias.”
A Campanha das Secretarias no Combate à Dengue vai ser a quarta etapa da campanha, que começou no início do ano com a Guerra Contra a Dengue. Em agosto foi lançada, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, a segunda etapa Prevenção Sim, Dengue Não: A Guerra Continua, que mobilizou mais de 20 mil alunos para checar todos os dias a existência de focos do mosquito em suas casas. A terceira etapa foi lançada em novembro, com A Guerra Não Pode Parar, que recolheu até o dia 14 de dezembro 4.041 toneladas de entulhos que acumulam água, além das 8.600 toneladas retiradas na primeira etapa da campanha.
Como vai funcionar a parceria com as secretarias:
– Reunião de mobilização dos servidores
-Lançamento oficial Campanha das Secretarias no Combate à Dengue dia 3/1/2012, às 9 horas, em frente ao Palácio Rio Branco
– Vistoria no prédio (secretarias) e eliminação dos possíveis criadouros (áreas externas, depósitos de áreas e garagens)
– Definição de uma hora por semana para realizar ações de visitas qualificadas no combate à dengue nos bairros de maior infestação do mosquito (de janeiro a abril de 2012)