Ações de governo fazem de 2011 um dos anos mais produtivos para o Deracre

Quando foi convidado a permanecer a frente do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), o engenheiro civil Marcus Alexandre já sabia exatamente o que lhe esperava. Já há quatro anos a frente do órgão durante o governo Binho Marques, muitas expectativas, trabalho e até algumas surpresas aguardavam na nova etapa que se iniciou em janeiro deste ano.

Marcus Alexandre tinha como grande desafio deste ano fazer com que a BR 364, a mais importante do Estado e que liga a capital Rio Branco a uma das regiões mais bonitas do Acre, o Juruá, ficasse aberta também quando o inverno chegasse. Desafio cumprido. Depois de anos andando por ela, Marcus conhece cada palmo, cada pedacinho da estrada como se fosse a própria rua onde mora.

O fim do isolamento durante o inverno não era apenas um sonho dos moradores, mas uma ação de governo que deveria ser cumprida com muita determinação, persistência e, acima de tudo, planejamento. Mas o trabalho do Deracre ao longo de 2011 não se resumiu a estrada. A recuperação de ramais chegou a 5 mil quilômetros (distância que dá para ir de Rio Branco ao Rio de Janeiro) e o programa de conservação e manutenção de rodovias atingiu toda a malha viária pavimentada, que já chega a quase 2 mil quilômetros.

Não foi um ano fácil como se imagina. A crise mundial que esteve à porta da economia brasileira obrigou a Presidenta Dilma Rousseff, já no seu primeiro ano de governo, fazer um corte de mais de R$ 50 bilhões no Orçamento. Por extensão, os governadores também tiveram que fazer os ajustes necessários para continuar garantindo os investimentos. “Mas a ação do governador Tião Viana foi determinante para pudéssemos dar continuidade às obras de infra-estrutura”, garante Marcus Alexandre.

Mas embora com toda sua experiência técnica e administrativa, Marcus Alexandre não esperava por aquele que seria talvez o seu maior desafio na vida pública até agora: coordenar as ações do programa Ruas do Povo em Rio Branco, cuja meta é pavimentar 660 quilômetros de ruas nos 22 municípios acreanos, dois quais 303 quilômetros somente em Rio Branco. “É uma outra BR que temos que pavimentar”, costuma dizer.

Marcus não  é dado a fugir de desafios e, por isso, já iniciou o trabalho dentro do programa. Em Rio Branco já foram 84 ruas pavimentadas em 22 bairros e neste inverno já há ordem de serviço para mais 11 bairros, contemplando ao todo 222 ruas. Até o verão do ano que vem serão 60 bairros (dos 171 existentes em Rio Branco) onde o programa Ruas do Povo estará atuando de forma permanente, eficiente e duradoura.

Marcus Alexandre durante inauguração da ponte sobre o rio Juruá

Marcus Alexandre durante inauguração da ponte sobre o rio Juruá

Recuperação de Ramais

Marcus Alexandre avalia que o ano de 2011 foi um dos melhores no que diz respeito a recuperação de ramais. Foram cinco mil quilômetros de ramais recuperados e piçarrados em 20 municípios acreanos. Para que tudo isso fosse possível foi fundamental a parceria do Deracre com a Secretaria de Extensão Agropecuária (Seap), a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Apoio à Agricultura Familiar (Seaprof), além de uma parceria igualmente importante com a Secretaria de Floresta (Sef) e os movimentos sociais, além da CUT, Fetacre e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Foi fundamental também a parceria que o Deracre realizou com as várias prefeituras do interior para realizar a recuperação dos ramais, entre as quais Brasiléia, Porto Acre, Epitaciolândia, Rodrigues Alves, Xapuri e Sena Madureira. “Essas prefeituras tiveram patrulhas mecanizadas liberadas pelo Incra”, afirma.

Outra ação importante do Deracre foi a pavimentação de dois ramais, o Boa Água (10 km) e o Novo Horizonte (18 km), próximos a Rio Branco, ajudando na melhoria da qualidade dos moradores. “A parceria com o Incra também foi importante para a manutenção dos assentamentos”, destacou Marcus Alexandre.

Aliás, a atuação nos assentamentos em parceria com o Incra foi destacado por ele entre as ações fundamentais na recuperação de ramais. Um exemplo é no Projeto de Assentamento (PA) Pedro Peixoto, em Senador Guiomard, onde a malha viária vem sendo trabalhada de forma ininterrupta há dois anos.

“Não podemos esquecer de destacar também o trabalho de infra-estrutura realizado em dois novos assentamentos, o Pirã de Rã e o Bujari, além do Triunfo, que recebeu famílias brasileiras que estavam na Bolívia. Por isso que a gente considera que houve um grande avanço em relação aos ramais este ano”, comenta Marcus Alexandre.

Mas o trabalho de recuperação de ramais não para nem mesmo durante o inverno. O governador Tião Viana garantiu a liberação de R$ 11 milhões para fazer a desobstrução de bueiros e a recuperação de pontes. “Já começamos o trabalho na Transacreana e vamos avançar durante o inverno”, garante Marcus Alexandre.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Pavimentação de ramais esteve entre as atividades do Deracre em 2011

Pavimentação de ramais esteve entre as atividades do Deracre em 2011

 


Manutenção das rodovias

Com quase dois mil quilômetros de rodovias pavimentadas (federais, estaduais e vicinais), outro grande desafio foi implantar a cultura de manutenção e conservação de rodovias, que este ano atingiu praticamente toda a malha viária.

Além de ser um trabalho permanente, demanda também muitos investimentos porque além da capina, há também serviços de tapa-buracos, limpeza e desobstrução de bueiros, além de manutenção de pontes e passarelas. “Há um grande trabalho para manter todo esse patrimônio”, explicou Marcus.

Para dar conta de tanto serviço, o Deracre esteve com dezoito frentes de trabalho que realizaram diversos serviços de conservação de maio até meados do mês de novembro. Somente em capina foram realizadas duas, uma no início do verão e outra recentemente, no início do inverno.

Dentro do programa de manutenção de rodovias, dois projetos foram destacados por Marcus Alexandre, cuja conclusão se dará no início do verão do próximo ano. É a pavimentação do trecho final da rodovia AC 90 (Transacreana), que vai do quilômetro 70 ao quilômetro 90 (trecho do ramal da Capela) e a pavimentação do ramal do Bujari (40 quilômetros) que liga o município à Vila do V, em Porto Acre, que é a rodovia AC 445.

“É um avanço muito importante porque a pavimentação de rodovias estaduais cumpre um papel fundamental, que é levar a produção dos ramais até os municípios, por isso a gente fica feliz por no verão do próximo ano consolidar a malha das rodovias estaduais e também consolidar uma cultura que a gente precisa ter em todo o meio rodoviário”, comentou.

A BR-364 e o fim do isolamento

Marcus Alexandre conhece a BR-364 do trecho que vai da Tucandeira (divisa com o Estado de Rondônia) até o rio Juruá (em Cruzeiro do Sul) como poucos. Está no Deracre desde o governo de Binho Marques, sendo responsável pelo andamento das obras. Este ano, na gestão do governador Tião Viana, acabou ganhando o “título” de “construtor da BR” dado o seu esforço e abnegação pela conclusão da pavimentação da rodovia.

Ele faz questão de destacar que o ano de 2011 foi um ano de conquistas e a consolidação de um trabalho que começou ainda em 1999, quando o governador Jorge Viana começou a encarar o desafio de pavimentar a estrada. “Estamos concretizando um sonho de 43 anos, que era manter a estrada trafegável no inverno durante o inverno”, afirma.

Manter o tráfego na estrada até Cruzeiro do Sul durante o inverno não é pouca coisa. O próprio Marcus Alexandre lembra que no dia 20 de dezembro do ano passado, para se ter uma idéia, a estrada já estava há mais de 50 dias fechada. “Hoje estamos com a estrada aberta, apenas com uma restrição de carga entre Feijó e Manoel Urbano”, esclarece.

“Isso é uma grande vitória só temos que agradecer a todos que nos ajudaram, como o engenheiro Fernando Moutinho e toda a equipe do Deracre, as empresas, os funcionários, os operadores, além do Dnit. Não podemos esquecer do empenho pessoal do governador Tião Viana que desde o primeiro dia, quando fomos a Cruzeiro do Sul na primeira semana de governo solicitou um planejamento detalhado das obras e depois deu ordem de serviço de para aquisição de insumos no valor de R$ 44 milhões”, explicou Marcus.

 

O grande desafio de ligar definitivamente os Vales do Acre ao Juruá foi vencido

O grande desafio de ligar definitivamente os Vales do Acre ao Juruá foi vencido

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

 

O trabalho na BR 364 não se resume a pavimentação da estrada. A construção das pontes também é de fundamental importância para garantir a trafegabilidade da estrada durante o ano inteiro. Marcus Alexandre destacou a conclusão das pontes sobre o rio Tarauacá, do rio Juruá, do rio Jurupari e do Envira, como grandes desafios vencidos este ano pelo Deracre.

“Tivemos a felicidade de concluir a ponte sobre o rio Juruá no dia 14 de agosto e em outubro tivemos a entrega da ponte sobre o rio Tarauacá. E agora em janeiro (de 2012) vamos entregar a ponte sobre o rio Envira, além do anel viário de Feijó, com 5 km de extensão e vai desviar o trânsito da cidade”, destacou.

Para garantir o trabalho na BR este ano foram investidos mais de R$ 280 milhões. Embora tenha sido um ano “apertado” do ponto de vista orçamentário, o governador Tião Viana conseguiu trazer os recursos necessários para investir na BR. “Não podemos esquecer da sensibilidade da Presidenta Dilma Rousseff”, disse.

Somente com muito esforço é que se conseguiu, de acordo com o próprio Marcus Alexandre, é que se conseguiu encostar todas as balsas que haviam ao longo da rodovia até Cruzeiro do Sul. Além disso, foram construídos também bueiros, galerias e dispositivos de drenagem. “Todo o trabalho foi premiado com o anúncio feito pelo governador no final de outubro, em Cruzeiro do Sul, que a estrada não iria mais ser fechada”. 

Ruas do Povo em Rio Branco

 

Marcus Alexandre fez parceria com a comunidade para levar o Ruas do Povo aos bairros

Marcus Alexandre fez parceria com a comunidade para levar o Ruas do Povo aos bairros

 

O desafio de manter a BR 364 aberta também durante o inverno não foi o único desafio enfrentado este ano por Marcus Alexandre. Em Rio Branco, ele também  é responsável por um dos mais ousados programas de pavimentação de ruas de toda a história do Acre, o Ruas do Povo.

Para dar conta de tanto serviço, um Comitê Gestor do programa foi criado e está  sob sua coordenação. Ele compara os trabalhos que estão sendo realizados pelo programa ao desafio de pavimentar as rodovias federais no Acre. Os números são mais ou menos semelhantes.

Para se ter uma idéia, quando Jorge Viana assumiu o governo em janeiro de 1999 haviam nada menos do que 650 km de estradas federais para serem pavimentadas. Em 2011, primeiro ano do governo de Tião Viana, haviam nada menos do que 656 km de ruas para serem pavimentadas nos 22 municípios acreanos, dos quais 303 km somente na capital, Rio Branco. “A gente costuma dizer que é o desafio de fazer outra BR. A diferença é exatamente a complexidade e a peculiaridade de cada rua”, afirma.

Marcus não está sozinho nessa jornada de pavimentar as ruas de Rio Branco. O Comitê Gestor é formado também pelo Depasa e pela Emurb. Nos caso das ruas, além da pavimentação, o programa também tem que dar conta do sistema de água e de saneamento. “Em Rio Branco, temos que dar uma solução individual para cada um dos  171 bairros”, explica.

Em 2011, apesar das limitações do Orçamento, o Comitê Gestor conseguiu pavimentar 84 ruas em 22 bairros de Rio Branco. Já foram dadas ordens de serviço para a pavimentação de mais 222 ruas em 11 bairros da cidade. Mais nove bairros estão em fase final de licitação para serem contratados até o mês de fevereiro e em outros 40 bairros estão em fase de elaboração de projetos. “Até o final do primeiro trimestre de 2012 estaremos atuando diretamente em 60 bairros de Rio Branco”, afirma.

Para tomar conhecimento da realidade dos moradores, Marcus Alexandre visitou ao longo dos últimos 40 dias nada menos do que 31 bairros de Rio Branco. Estava sempre acompanhado de sua equipe técnica para que se pudesse verificar os mais diversos problemas que somente podem ser vistos no inverno. “É nessa época que a gente encontra as dificuldades em relação ao escoamento das águas, os pontos baixos que precisam ser drenados e onde a gente verifica uma necessidade de uma troca de solo, de uma drenagem especial”, disse.

Para dar conta do desafio de pavimentar as ruas das cidades acreanas, inclusive de Rio Branco, serão investidos mais de R$ 300 milhões, recursos que são provenientes do empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“Estamos com a equipe preparada, o planejamento todo detalhado para que a gente não perca um minuto desse inverno. Vamos trabalhar em licitações, trabalhar com drenagem, piçarramento e não vamos parar para que no verão do próximo ano tudo possa estar encaminhado, todas as providências tomadas e a gente aproveitar cada minuto trabalhando muito no programa Ruas do Povo”, destaca Marcus Alexandre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter