Ao todo, estão previstas a pavimentação de 25 ruas a partir do verão do ano que vem
O bairro Airton Sena está dentro do complexo da Baixada da Sobral. Tem quase vinte anos de existência e mais de quatro mil moradores. Quando chega o inverno, as ruas do bairro são as primeiras a ficar alagadas. As famílias do bairro também são as primeiras as serem alojadas em lugares destinados aos desabrigados.
As catástrofes naturais não podem ser previstas, mas naquilo que depende de uma ação do poder público, o sofrimento dos moradores está chegando ao fim. Na última quinta-feira, o coordenador do comitê gestor do programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcus Alexandre, realizou uma vistoria, juntamente com toda a equipe técnica do comitê, para que nenhuma rua fique de fora do programa.
Ao todo, estão previstas a pavimentação de 25 ruas a partir do verão do ano que vem, além das travessas Passo Fundo e Iracema, que não estavam incluídas no projeto. Neste primeiro momento serão realizados serviços emergenciais para garantir o acesso dos moradores. O processo licitatório inicial no próximo dia dois de janeiro de 2012 e a previsão é que em março as empresas já estejam contratadas para iniciar os serviços.
O bairro Airton Sena é o trigésimo primeiro vistoriado por Marcus Alexandre nos últimos dias. Ele pretende visitar todos os 171 bairros da capital ainda no inverno para ver se não há nenhuma rua fora do programa Ruas do Povo, que em 2012 pretende pavimentar mais de mil ruas somente em Rio Branco.
Marcus Alexandre faz questão de visitar os bairros no inverno porque é exatamente nesse período onde se pode observar onde estão os pontos mais críticos para serem trabalhados. “Durante o verão não tem como ver onde a água empoça e onde estão os pontos de alagamento, por exemplo”, afirma o coordenador do comitê gestor.
“Nosso presente de natal”
No bairro Airton Sena, algumas ruas já foram pavimentadas pelo próprio Deracre este ano e também no ano passado. Agora, com a pavimentação das 25 ruas restantes, a intenção é que 100% das ruas do bairro tenham algum tipo de benefício. Quem tem todos os motivos para comemorar são os moradores.
Dona Maria Solimar, moradora da rua Esmeralda há 20 anos diz que o anúncio feito pelo coordenador do Ruas do Povo, Marcus Alexandre, “é o nosso presente de natal”. Felicidade é um sentimento que expressa não apenas sua alegria, mas também de todos os outros moradores onde as ruas ainda não são pavimentadas.
“A gente sofre muito durante o inverno”. Ela tem toda a razão. É e exatamente com a intenção de acabar com esse sofrimento que a intervenção do comitê gestor é importante para levar qualidade de vida aos moradores do bairro Airton Sena. A felicidade de dona Solimar é a mesma de dona Raimunda Correia da Silva, moradora da rua do Barro.