Destacar projetos que podem ser referências pedagógicas é um dos principais objetivos da premiação
Com o objetivo de destacar as ações realizadas por escolas públicas e privadas que buscam solução de problemas nas comunidades em que estão situadas, prezando pela participação ativa dos alunos e pela criação de referências pedagógicas, foi idealizado o Prêmio Construindo a Nação, que divulgou as escolas do Acre selecionadas pelo prêmio este ano. A premiação foi criada em 2000 através da iniciativa do Instituto Cidadania Brasil em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Social da Indústria (Sesi)
Apoiada nos estados brasileiros pela Fundação Volkswagen, pelo Conselho de Secretários de Educação (Consed) e Anhanguera Educacional, o Construindo a Nação busca também valorizar o papel do educador no processo de formação dos estudantes e estimular a participação em projetos que entrem em contato com as demandas sociais e que busquem melhoria na qualidade de vida.
Destaque social na categoria Educação Infantil, a Escola Valdiva de Castro dos Santos criou o projeto “A minha família no ambiente escolar”, em que pais e responsáveis dos alunos participaram de atividades na escola junto com os filhos e com os professores. O principal objetivo, segundo a diretora Maria Antonia Lopes da Silva, foi a aproximação entre família e instituição de ensino. “Nossas atividades buscaram trazer os familiares dos alunos para o ambiente escolar para que a união entre pais, alunos e corpo docente aumentasse”, destacou a diretora.
Da categoria Ensino Fundamental, uma das selecionadas foi a Escola Estadual Theodolina Falcão Macedo, cujo projeto “Escola unida no combate a dengue” contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e com auxílio do Centro de Saúde local. O diretor Evinaldo Barbosa explicou que este trabalho surgiu da realidade do bairro em que a escola se encontra, promovendo a conscientização por meio de passeatas e por atividades dentro e fora da sala de aula realizadas pelos alunos, como apresentações de seminários e composição de textos sobre a dengue.
Entre as escolas de ensino médio que tiveram seus projetos escolhidos este ano, está o trabalho “Combatendo a evasão através da cidadania”, da Escola Heloísa Mourão Marques. Englobando atividades que uniam reciclagem, doação e confecção de artigos feita pela equipe e pelos alunos da instituição, foram produzidos cerca de 300 bonecos feitos a partir de tampinhas de refrigerante e outros materiais, como restos de lã, doados para instituições carentes no Dia das Crianças. Esta é a terceira premiação da escola, premiada anteriormente nos anos de 2009 e 2010.
Outro destaque social, desta vez pela segunda vez consecutiva na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), é a Escola Luiza Batista de Souza, que realizou com os alunos do EJA trabalhos iniciados em maio dentro do tema “O trabalho nos dias atuais”, sobre profissões diversas e confecção de pequenas empresas, cuja culminância foi uma exposição dos assuntos abordados pelos alunos.
A premiação desta e das outras escolas está prevista para abril do próximo ano, onde, além do reconhecimento prestado às atividades, serão distribuídos troféus, placas e medalhas para as escolas premiadas.
Resultado Geral do Prêmio Construindo a Nação 2011 no Acre
Educação Infantil
Destaque Social: Escola Infantil Valdiva de Castro dos Santos – Rio branco
Projeto: A minha família no ambiente escolar
Ensino Fundamental
1º Lugar: E. E. E. F. Serafim da Silva Salgado – Rio Branco
Projeto: Serafim de portas abertas nos finais de semana
2º Lugar: E. E. Theodolina Falcão Macedo – Rio Branco
Projeto: Escola Unida no Combate a dengue
3º Lugar: Escola SESI – Centro Educacional Marilia Sant’Ana – Rio Branco
Projeto: Brincando com a família na escola
Ensino Médio
1º Lugar: E. E. M. Lourival Pinho – Rio Branco
Projeto: Ação e cidadania
2º Lugar: EE. E. Professora Heloisa Mourão Marques – Rio Branco
Projeto: Combatendo a evasão através da cidadania
Educação de Jovens e Adultos
Destaque Social: Escola Luiza Batista de Souza – Rio Branco
Projeto: O trabalho nos dias atuais