Professor acreano é destaque em premiação nacional para educadores

Prêmio Professores do Brasil reconhece esforço dos professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas

O concurso, criado em 2005 e realizado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas  (Assessoria SEE)
O concurso, criado em 2005 e realizado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas  (Assessoria SEE)

O concurso, criado em 2005 e realizado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas (Assessoria SEE)

Comprovando a qualidade dos projetos escolares desenvolvidos no Estado do Acre, será premiado em Brasília nesta terça-feira, 13, o professor Vitelio Aníbal Chávez Hijar, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Leôncio de Carvalho, único professor acriano selecionado na quinta edição do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino por contribuir para a melhoria da qualidade na educação.

O concurso, criado em 2005 e realizado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores de todas as etapas da educação das escolas públicas e que, comprovadamente, tenham obtido êxito de acordo com as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

O projeto elaborado pelo professor Vitelio Aníbal, da disciplina de Língua Espanhola, foi a 1ª Mostra Cultural de Danças, Músicas, Poesias e Teatro (1ª Muestra Cultural de Danzas, Músicas, Poesías y Teatro), executada pelos alunos de ensino médio da instituição. De caráter interdisciplinar, o evento contava com expressões artísticas dos alunos interagindo com áreas das ciências sociais, artes cênicas e literatura. Outro ponto qualitativo da mostra foi a disseminação da cultura espanhola e hispano-americana por meio das artes.

Para o educador, além de estimular o interesse pela literatura e pelas culturas estrangeiras, o projeto desenvolve a oralidade e a fluência linguística dos alunos participantes através da recitação de poesias e músicas em espanhol, lembrando que o uso de atividades que interessem aos aluno facilita no ensino de qualquer disciplina.

Alijane Silva Cavalcante, diretora da escola, lembra da importância de projetos em que os alunos possam estar aptos a conciliarem interesses pessoais dentro da disciplina trabalha, o que, segundo muitos educadores, contribui para um maior aprendizado real do aluno. “Além do contato com as artes, o projeto teve cunho social: a entrada custou 1 kg de alimento não perecível, que foram arrecadados e doados para o Educandário Santa Margarida e para o Lar dos Vicentinos”.

O professor premiado e a diretora, que representa a escola, viajam para Brasília nesta terça-feira, 13, para participação de um seminário em Brasília nos dias 14 e 15, onde será realizada a Cerimônia de Premiação do concurso. Os autores das experiências selecionadas pelas Comissão Julgadora Nacional receberão prêmio no valor de R$ 5 mil, além de troféu e certificado. As escolas que desenvolveram as experiências selecionadas serão premiadas com R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia.

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