III Mostra Usina de Olhares no Cine Recreio

Projeto exibirá produções audiovisuais dos alunos do Curso de Cinema e Vídeo da Usina de Arte

Produções audiovisuais que narram as nuances sobre Rio Branco, o Acre e personagens desse rico lugar, compõem a III Mostra Usina de Olhares. Os filmes produzidos pelos alunos do Curso de Cinema e Vídeo da Usina de Arte, nos anos de 2010 e 2011, serão exibidos  nesta sexta-feira, 9, a partir das 19 horas no Cine Recreio.

Maurice Capovilla, coordenador do curso de cinema é vídeo, fala do projeto como “uma experiência didática e, ao mesmo tempo, a expressão de uma nova geração de realizadores capazes de manejar, com estilo próprio, as linguagens audiovisuais e suas técnicas, que são as ferramentas de expressão do nosso tempo. Uma ação que caminha no sentido proposto pelo governador Binho Marques ao criar a Usina de Arte, de formar pessoas usinadas. Com olhares usinados”.

A Mostra Usina de Olhares em sua terceira edição pretende sensibilizar o público sobre o objetivo de toda obra audiovisual, propondo uma reflexão sobre o cinema como mecanismo que permite a diversidade de olhares. Todo o trabalho é resultado de oficinas de direção, roteiro, direção de fotografia, produção, montagem, linguagem cinematográfica, dentre outras.

“Os alunos puderam pôr em prática o que aprenderam nesses dois anos e o que já tinham aprendido como espectadores de cinema. Eles trabalharam mais a ficção, onde jogaram seus olhares sobre Rio Branco, o Acre e as pessoas da terra. Os filmes, curtas em sua maioria, trazem desde adaptações de obras de Leila Jalul e Florentina Esteves até roteiros originais dos próprios alunos do curso”, comenta Italo Rocha.

Os filmes – Entre as produções serão reapresentados os filmes “Café com Melancolia” e “Procissão dos Mortos”, realizados em 2010, e “El Prisioneiro e Memórias”, de 2011, todos curtas de ficção. Dirigido por Teddy Falcão e produzido pelo Cineclube Opiniões, o filme  “A Pele Dos Outros” é um dos convidados da mostra. O curta foi realizado com o apoio do Núcleo de Produção Digital da Usina de Arte. A ficção explora conceitos diferentes de roteiro e fotografia, e tem Los Porongas em sua trilha sonora.

“As Imaginações de Seu Raimundo do Bujari”, realizado em parceria do Núcleo de Produção Digital  também figura entre os convidados. O curta documentário  apresenta Raimundo Marques Vieira, artista popular do município de Bujari que, através de diversos suportes e pigmentações, explora o imaginário em suas obras de arte. O filme de Danilo de S’Acre e Luiz Carlos Gomes,  é apresentado um artista plástico autodidata e contador de histórias.

O documentário Sanfoneiros está entre os inéditos. O filme conta a história de diversos tocadores de sanfona espalhados no estado, seus sonhos, seus causos, suas influências. Produzido e dirigido de maneira coletiva, o curta finaliza com um grande encontro desses sanfoneiros num mesmo palco, além de uma apresentação histórica do acordeonista Chico Chagas, marcando seu retorno ao Acre. Além dele, o curta de ficção Diva, adaptação da obra homônima da escritora acreana Florentina Esteves, um olhar sobre a cidade e seus recortes.

Para fechar a mostra, os curtas “Cadeia Velha” e “O Cego da Cotinha”. O primeiro traz uma história que envolve mistério e uma grande brincadeira com o nome de um dos bairros mais tradicionais de Rio Branco, que conta com a atuação de Gilberto Trottamondos. Já “O Cego da Cotinha” é adaptação da obra da acreana Leila Jalul, uma comédia com atuações de Karla Martins, Flávio Lofego e Jorge Henrique.

O Núcleo de Produção Digital da Usina de Arte é uma realização do Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, em parceira com a Secretaria do Audiovisual do MinC. O projeto é integrado ao programa Rede Olhar Brasil.

“A ideia do projeto é capacitar jovens realizadores polivalentes, capazes de criar bens culturais nas áreas do cinema, do vídeo e da televisão. A III Mostra Usina de Olhares representa o trabalho mais importante dos alunos do Curso de Cinema e Vídeo, realizado durante o tempo de sua formação”, finaliza Capovilla.

Serviço

III Mostra Usina de Olhares

Procissão dos Mortos – Júnior Menezes e Alberto Castro 
Café com Melancolia – Carina Cordeiro, Daniela Andrade, Eliani Farias, Maíra Menezes, Regiane Ferrari e Verônica Pimentel 
El Prisioneiro – Alberto Castro 
Memórias – Lelande Holanda 
Sanfoneiros – Coletivo 
A Pele dos Outros – Teddy Falcão 
As Imaginações de Seu Raimundo do Bujari – Danilo de S’Acre e Luiz Carlos Gomes 
Diva – Daniela Andrade 
Cadeia Velha – Daniela Andrade 
O Cego da Cotinha – Marisa Dwir

Quando? Sexta-feira – 9 de dezembro de 2011, às 19 horas

Onde? Cine Teatro Recreio – Gameleira

Rio Branco/Acre

Entrada franca

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter