Acre é o estado que presta melhor atendimento do SUS

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 71% da população acreana aprova o serviço público de saúde

O Acre foi o estado brasileiro melhor avaliado pela população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil (Foto:Arquivo/Secom)

O Acre foi o estado brasileiro melhor avaliado pela população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil (Foto:Arquivo/Secom)

O Acre foi o estado brasileiro melhor avaliado pela população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A pesquisa Painel de Satisfação com SUS, do Ministério da Saúde mostra que 71% dos acreanos consideram o atendimento público como ótimo, bom ou regular. O outro bom resultado é que o Acre aparece duas vezes na lista que qualifica o atendimento por regionais, estando com duas regiões na lista das 25 melhores. O Estado não aparece na lista das 25 piores regiões de saúde. São Paulo atingiu 41% de aprovação e Minas Gerais, 45%, somando as indicações de ótima, boa ou regular.

“Nós estamos trabalhando desde o dia 1º de janeiro com dedicação absoluta ao serviço de saúde e temos buscado a excelência em tudo o que fazemos. Temos planejado com a ação e executado com o coração. Esse resultado nos engrandece, mas é o fruto de um esforço muito grande que estamos fazendo. A busca do governador Tião Viana é por uma saúde de qualidade, com ampliação do acesso e humanização do serviço. Isso nos fortalece e nos indica que estamos no caminho certo”, disse a secretária de Saúde, Suely Melo.

O cardiologista Sérgio Timermam, diretor do Instituto do Coração, parabenizou o governador Tião Viana. “Esse resultado mostra o trabalho de anos dedicados à saúde e o esforço do governador Tião Viana, que vem desde quando ainda era senador. O estado tem muito a comemorar ao dar o exemplo desenvolvendo um trabalho extremamente sério”, comentou.

Sobre a pesquisa

A pesquisa do Ministério da Saúde ouviu 56 mil entrevistados (700 pessoas no Acre), em 1.695 municípios. Dos entrevistados, 52% eram do sexo feminino e 48% do sexo masculino, com idade a partir de 16 anos. Segundo a pesquisa, 83% das pessoas ouvidas afirmaram ter usado o Sistema Único de Saúde nos últimos seis meses e 72% não possuía plano de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter