Encerrada programação da educação para o trânsito nas escolas em 2011
A diretora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho, empossou nesta sexta-feira, 25, cinco novos servidores do órgão em Cruzeiro do Sul, em ato realizado no auditório da Ciretran local e em seguida participou do encerramento da programação de educação para o trânsito nas escolas, no Ginásio Jáder Machado. Os novos servidores são concursados e deverão exercer suas atividades como agentes de trânsito e/ou técnicos administrativos, podendo também atuar no programa de educação para o trânsito.
O ato da posse teve ainda a presença do diretor administrativo do Detran, Gabriel Gelpke, o gerente da Ciretran local, Valdeci Dantas,o representante do governo do Acre, Itamar de Sá, e vários servidores. Sawana deu as boas vindas aos novos servidores, apresentou a estrutura do órgão e destacou a importância do trabalho que ora em diante passam a executar, seja como autoridades de trânsito, como examinadores, como agentes de educação para o trânsito ou no atendimento diário ao cidadão, que deve ser atendido com a máxima cortesia e eficiência.
A diretora do Detran apresentou vários dados estatísticos e relevou o fato de que Cruzeiro do Sul está há dois meses sem acidentes com vítimas fatais , embora já tenham acontecido 16 mortes no trânsito neste ano. A melhora nos índices detectado nos últimos meses ela atribui aos investimentos em engenharia na cidade, especialmente com a implantação de semáforos e lombadas e ao bem sucedido programa de educação para o trânsito conduzido pela Ciretran.
Ela contou que no Acre são emplacados cerca de 1.800 veículos (carros e motos) a cada mês, sendo 200 deles em Cruzeiro do Sul. O Acre começou o ano com 164 mil veículos e hoje já conta com 172 mil. Também o número de condutores vem crescendo a taxas cada vez maiores, existindo hoje no Estado cerca de 164 mil condutores.
Segundo Sawana, o governador Tião Viana pediu que “o Detran olhasse com bons olhos a cidade de Cruzeiro do Sul e investisse em melhorias porque uma cidade tão maravilhosa como essa não poderia continuar apresentando um alto índice de acidentes como vinha acontecendo”.
Segundo Valdeci Dantas, na Ciretran local, somente neste ano, o número de prestadores de serviço, que trabalham nas faixas de pedestres, na organização do trânsito na saída das escolas e em ocasiões especiais quando é necessário interditar ruas para eventos, passou de dez para 16. O número de educadores de trânsito também cresceu passando de dois para seis.
5ª Gincana
O encerramento da programação de educação para o trânsito nas escolas se deu com a realização da 5ª Gincana Estudantil sobre Educação no Trânsito 2011 com o lema: “Educar nas escolas para fazer a diferença nas ruas”. Centenas de estudantes das escolas Tancredo Neves, Anselmo Maia, João Kubitscheck e Braz de Aguiar participaram da gincana com muita animação e ainda homenagearam a diretora do Detran.
Sawana destacou o fato de que a Ciretran de Cruzeiro do Sul é pioneira no Estado em educação para o trânsito e elogiou o esforço de todos para garantir um futuro melhor com um trânsito mais tranquilo em que a vida seja o bem mais valorizado.
De fato chamam atenção os números: a programação da equipe de educação para o trânsito alcançou 103 escolas em Cruzeiro do Sul, neste ano, com participação de 30 mil alunos. O programa também se estendeu à zona rural, à BR-364, Terra Indígena Katuquina e ainda os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó.
Servidores contentes
O novo servidor Gleneson Alemão, era militar da Aeronáutica, provisório, fez o concurso, passou e demonstrou muita alegria de ser empossado como servidor público: “Este emprego chegou na hora certa. É uma felicidade imensa estar com meus novos colegas nesta função, cuidando de um trabalho tão importante como é este com o trânsito”.
Outro empossado Leonardo Oliveira destaca a estabilidade alcançada:
“Agradeço a Deus. É uma conquista. Todo cidadão almeja ter estabilidade financeira e profissional. Quero servir corretamente especialmente por que é um serviço público e atender bem o cidadão que procurar nosso atendimento, com paciência e eficiência”.