Prêmio é o terceiro destaque concedido à medida alfabetizadora
Com o projeto “Pais e Filhos Alfabetizados”, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Georgete Eluan Kalume, em Rio Branco, foi agraciada com o primeiro lugar com a premiação da Medalha Paulo Freire, honraria concedida pelo Ministério da Educação (MEC) para trabalhos que estimulem experiências dentro e fora das escolas com jovens e adultos.
O projeto, que começou a ser elaborado em 2008, surgiu quando a equipe da escola observou que, dentre os seus alunos, existiam casos de pais analfabetos e semi-analfabetos, além da constante preocupação com a evasão escolar e com a distorção idade-série. Sendo assim, a elaboração do projeto visou, a partir do desenvolvimento do hábito da leitura nos pais, incentivar nas próprias crianças o interesse não só pelas letras, mas por toda forma de aprendizado.
Desde o seu início, a melhora da escola nos indicadores educacionais foi grande: a nota do Ideb, que em 2007 era 4,1, subiu para 5,4 em 2009 – maior do que a média da cidade, que é de 4,9. A melhora vem do contato dos educadores com os alunos e com os pais dos alunos, que ajuda tanto no avanço acadêmico como no fortalecimento da ligação com a família, contando com o apoio do Movimento de Alfabetização do Acre (Mova/AC).
Quatro anos após o início do projeto, a Medalha Paulo Freire é o terceiro destaque concedido à medida alfabetizadora. Em 2009, a escola conseguiu o terceiro lugar no Prêmio Gestão Escolar, para, no ano seguinte, subir uma posição e receber o prêmio de segunda colocada da premiação “Construindo a Nação”, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI).
Para a diretora da instituição, Nilva Souza de Lima,a escola procurou e ainda procura estar ligada com a comunidade, oferecendo ensino de qualidade e com projetos voltados para o aumento da cidadania. “A realidade interna e externa, ligada à nossa escola, mudou completamente desde o lançamento do projeto. Pais que, finalmente, podem ter o orgulho de ajudar os filhos a continuar adquirindo cada vez mais conhecimento”, declara a diretora.
Sobre a Medalha Paulo Freire
A Medalha Paulo Freire, concedida anualmente, tem caráter exclusivamente cultural e educacional, sem nenhuma modalidade de sorteio ou pagamento aos concorrentes, tampouco é vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço. Foi criada com o objetivo de: identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil.