Tião Viana fala da economia amazônica na ADVB-SP

Governador foi convidado a palestrar sobre os desafios sociais e econômicos da Amazônia; empresários querem conhecer de perto o potencial do Acre

Por se tratar de 60% do território nacional, Tião Viana mostrou o quanto é desafiador desenvolver economia na região da Amazônia, tarefa cujo sucesso demanda um bom projeto político (Fotos: Sérgio Vale)
Por se tratar de 60% do território nacional, Tião Viana mostrou o quanto é desafiador desenvolver economia na região da Amazônia, tarefa cujo sucesso demanda um bom projeto político (Fotos: Sérgio Vale)
Por se tratar de 60% do território nacional, Tião Viana mostrou o quanto é desafiador desenvolver economia na região da Amazônia, tarefa cujo sucesso demanda um bom projeto político (Fotos: Sérgio Vale)

Por se tratar de 60% do território nacional, Tião Viana mostrou o quanto é desafiador desenvolver economia na região da Amazônia, tarefa cujo sucesso demanda um bom projeto político (Fotos: Sérgio Vale)

Pela diversidade de ritmos que apresenta, a música brasileira, representada pelo Coral Graber, foi escolhida como mote para a abertura de um dos eventos anuais do Fórum de Temas Nacionais 2011. O Fórum é realizado em São Paulo pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-SP) e propõe não a mistura, mas a integração dos Estados no desenvolvimento da economia. O convidado a palestrante foi o governador do Acre, Tião Viana, com o tema “Desafios Sociais e Econômicos da Amazônia”.

O evento reuniu autoridades e empresários de vários segmentos, entre eles o presidente da Vita Derm, Marcelo Schulman, o presidente da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil, José Francisco Marcondes, que acompanharam a apresentação, especialmente interessados no que diz respeito ao momento econômico do Estado do Acre.

Tião Viana recebeu as boas-vindas do presidente da ADVB-SP, Miguel Ignatio, que fez questão de ressaltar o quanto a entidade se orgulha em realizar um evento, que tem o Acre como foco, principalmente quando a discussão envolve um olhar atencioso para a integração do Brasil com o Peru.

“Fizemos da ADVB do Acre a grande entidade que nos possibilitou a relação com o Peru. O Brasil precisa ter essa ida para o Pacífico. O Acre é, para nós, o símbolo de uma das maiores fronteiras do Brasil, e Tião Viana é o responsável em estreitar esses laços”, comenta. Na composição da mesa do evento, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o presidente da ADVB-AC, Luiz Figueiredo, e o diretor da NEC Brasil, Ernani Uemura.

Iniciando sua apresentação com a exibição de um vídeo que mostra a política de desenvolvimento econômico e social do Acre, Viana salientou a importância e responsabilidade do estado na relação de integração. Também fez questão de publicar os desafios que o estado tem enfrentado, bem como as conquistas ao longo dos últimos 12 anos, com as quais colaborou, como senador, nas gestões dos governadores Jorge Viana e Binho Marques e às quais agora dá continuidade como chefe do Executivo no Estado.

Por se tratar de 60% do território nacional, Tião Viana mostrou o quanto é desafiador desenvolver economia na região da Amazônia, tarefa cujo sucesso demanda um bom projeto político. “São 25 milhões de brasileiros nessa região, aguardando por parcerias. Acredito que a Amazônia é a grande porta do século 21 na área de negócios”, comentou o governador.

Os desafios e conquistas

O Acre possui 87% de cobertura florestal, com uma população de 732.793 mil habitantes. Entre os seus desafios, está o crescimento da economia com desenvolvimento humano e conservação dos recursos naturais. Essa política, segundo o governador, é tratada no eixo de prioridades e já vem acontecendo.

O projeto do Estado é de uma economia sustentável, atuando em seu desenvolvimento econômico com programas de industrialização, desenvolvimento das cadeias produtivas nas zonas especiais de produção. Só na indústria do peixe, o investimento até o próximo ano será de 52 milhões, com participação do setor privado. O programa de piscicultura foi montando em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

O convidado a palestrante foi o governador do Acre, Tião Viana, com o tema “Desafios Sociais e Econômicos da Amazônia” (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O convidado a palestrante foi o governador do Acre, Tião Viana, com o tema “Desafios Sociais e Econômicos da Amazônia” (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Queremos ser o endereço do peixe na Amazônia. Em nosso projeto, grandes e pequenos são donos”, ressalta o governador, que também comenta dos avanços na educação, área em que o Estado era o 27º em qualidade na educação no Brasil e saltou para 9º.

Além desses, Viana mencionou outros projetos, como a fábrica de preservativos Nátex, que, a partir do látex extraído na região, aumentará sua produção em 2012 para 220 milhões de preservativos.

A construção coletiva integra a política de governo, segundo Tião Viana, que apresentou o Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC), o qual trabalha a necessidade da comunidade, por meio de financiamento, e o governo monitora as ações. E também a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que está em seu último momento de licenciamento, para começar seu pleno funcionamento.

Junto ao BNDES, o Estado assina, no próximo dia 29, o contrato de 712 milhões para investimento na infraestrutura e desenvolvimento social. E também vai abrir oportunidades de negócios com o Banco Mundial e o Banco Interamericano; em janeiro assina novas parcerias e ainda fica com margem de crédito na ordem de 3 bilhões a captar, o que mostra sua boa atuação em investimento e credibilidade. “Rio Branco acaba de ganhar título de Ecocidade. Há 12 anos, o estado trabalha um projeto com base sólida, de ações concretas. O Acre está vencendo uma realidade desfavorável para conservar sua floresta e criar esperança para seus povos. Agora, nosso desejo é saber com quem podemos compartilhar o sonho de viver em um mundo sustentável”, diz.

O governador também ressaltou seu orgulho de participar de uma missão do governo com grandes empresários de São Paulo, de várias regiões do Brasil, vendo as oportunidades que o país oferece. “Não dá para pensar o futuro do país sem pensar em Amazônia. O Acre que está dando certo tem que ser mostrado e o que vi aqui foi um enorme interesse de empresários no potencial do Acre, no desenvolvimento industrial, comercial da região, pensando em tudo o que ela representa de inovação, o mercado andino, o mercado asiático e uma nova relação com a Amazônia”, comenta.

Depois de sua apresentação, o governador do Acre foi homenageado pela ADVB São Paulo com um certificado por sua palestra. Como resposta pelo que apresentou, recebeu o entusiasmo dos empresários, que decidiram organizar uma comitiva ao Acre, para conhecer de perto os projetos econômicos e sociais realizados no estado.

ADVB São Paulo

Para você entender melhor a função da ADVB, a organização foi fundada por altos executivos em 1956, que deram início ao projeto de reunir profissionais experientes, homens de venda e diretores dispostos a transmitir o conhecimento que adquiriram em suas empresas.

No Estado de São Paulo, a associação conta com duas regionais no interior paulista – ADVB Campinas e ADVB ABC. É uma referência para a gestão empresarial, oferecendo opções ricas e diversas para o aperfeiçoamento profissional de quem atua nas áreas de Vendas e Marketing.

Depoimentos sobre o evento

{xtypo_quote}“O governador Tião Viana segue legitimamente o que os antecessores, Jorge Viana e Binho, estabeleceram. O governador apresentou um dos modelos mais significativos de desenvolvimento, porque, ao fazer com que o pequeno e o médio tenham um espaço legítimo produtivamente, influenciando a economia do estado, ele nada mais está fazendo que uma democratização e uma capilarização do desenvolvimento. Os projetos do Acre geram coisas reais e práticas, dando ao estado uma oportunidade de desenvolvimento inédita. O governo do Acre está de parabéns, e a sociedade acreana também, por ter um representante democrático”.

(Miguel Ignatios – presidente da ADVB-SP){/xtypo_quote}

 

{xtypo_quote}“Achei muito interessante, na apresentação do governador Tião Viana, sobre o investimento em inclusão digital na educação. A tecnologia atrelada à educação vai trazer repercussões muito positivas para o Brasil em um futuro não muito distante. Espero que a gente possa contribuir ainda mais com esse novo cenário”.

(Ernani Uemura, presidente da NEC Brasil){/xtypo_quote}

 

{xtypo_quote}“Foi um debate muito profícuo, de interesse dos empresários que querem ir ao estado ver pessoalmente o que temos a oferecer. O governador foi muito feliz em sua exposição, mostrando realmente o que temos de concreto. Investir no setor produtivo com a geração de emprego e renda é o que queremos”.

(Raimundo Angelim, prefeito de Rio Branco){/xtypo_quote}

 

{xtypo_quote}“Tive o prazer de conhecer Rio Branco há dois anos e começamos um trabalho de pesquisa para produzir filtros solares com bases em espécies de plantas nativas. Também já utilizamos a castanha- do-brasil na fabricação de cosméticos. Agora estamos estudando a possibilidade de uma fábrica no Acre, para produzir cosméticos com nativos naturais os quais possamos exportar devido a ligação com países do Pacífico”.

(Marcelo Schulman, presidente da Vita Derm){/xtypo_quote}

 

{xtypo_quote}“Um dos passos de desenvolvimento é exatamente fazer com que o restante do país conheça as potencialidades do estado. O governador fez isso de forma excelente”.

(Luiz Figueiredo, presidente da ADVB – Acre){/xtypo_quote}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter