Governador Tião Viana participa de evento sobre investimentos para o desenvolvimento da África

Encontro foi promovido pelo Instituto Cidadania, coordenado pelo ex-presidente Lula

O governador do Acre, Tião Viana, participou na última quarta-feira, 16, em São Paulo, de uma reunião promovida pelo Instituto Cidadania, coordenado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

De acordo com o Instituto Cidadania, durante o encontro foi discutido “como os investimentos e setores fortes da economia brasileira – engenharia, energia e agronegócio – podem ter oportunidades integradas ao desenvolvimento do continente africano”.

Além de Tião Viana, participaram do encontro o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, embaixadores países africanos e empresários. “Também compareceram presidentes de estatais que têm ligação com a África, como Sergio Gabrielli, da Petrobras, Pedro Arraes Pereira, da Embrapa, e Mauricio Tolmasquim, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)”, informa o site do Instituto de Cidadania.

O projeto do Instituto Cidadania para a África teve seu primeiro encontro em junho deste ano, e Tião Viana participou. Viana, na ocasião, foi o único governador convidado a participar das discussões. Na reunião, ocorrida no primeiro semestre, Lula participou da abertura do evento – neste, porém, o ex-presidente estava ausente porque faz tratamento contra um câncer de laringe.

BNDES tem intenção de financiar projetos na África

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que tem sido parceiro do Acre nas ações de desenvolvimento socioeconômicas, esteve presente ao encontro.

O presidente da instituição financeira, Luciano Coutinho, disse às autoridades e empresários africanos e brasileiros que o BNDES tem disponibilidade em financiar projetos que tenham a África como destino, e há interesse em trabalhar em cooperação com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Coutinho destacou aos participantes da reunião que uma das maiores oportunidades está na área agrícola, em especial na área dos biocombustíveis. “Grande parte da África tem solo e clima muito semelhantes aos do Brasil.”

Com informações do Instituto Cidadania

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter