Acre participa do IX Seminário Internacional de Sustentabilidade

Produtores culturais representam o Estado, apresentam filmes e discorrem sobre a temática

O IX Seminário Internacional de Sustentabilidade, que vai ser realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em Porto Velho (RO), conta com representantes de todo o país que irão discutir os rumos da sustentabilidade climática e energética na Região Norte do país, incluindo a abordagem sobre as usinas hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau, Belo Monte e Ferreira Gomes. O escritor e cineasta Sérgio de Carvalho e a produtora Charlene Lima vão estar presentes ao seminário representando o Estado.

Os acreanos irão apresentar a proposta do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira. O Pachamama acontece pelo segundo ano seguido em Rio Branco, um grande festival de cinema de 22 a 27 de novembro, com mostras, shows, palestras e mesas-redondas. Durante o IX Seminário Internacional de Sustentabilidade, eles apresentam a proposta do festival e exibem dois filmes: “De Ollas y Sueños” (do Peru, exibido no festival de 2010) e “Me Voy” (dirigido pela cineasta Maria Emilia, do Acre, que será exibido no festival este ano).

Com cerca de 700 participantes esse ano, o IX Seminário Internacional de Sustentabilidade, evento que acontece desde 2003, traz também o debate entre ambientalistas e ruralistas a respeito do novo código florestal brasileiro, a questão da construção da Rodovia Transoceânica e a possibilidade de maior interação econômica e cultural entre Brasil e Peru. E ainda este ano serão tratadas a questão arqueológica na Amazônia Brasileira e Internacional e a importância da preservação dos patrimônios arqueológicos contra as mudanças climáticas.

Durante os dois dias de evento, no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, o seminário conta com palestras dos mais conceituados especialistas do Brasil e do exterior. No encerramento do evento, durante o 1º dia de sua realização, haverá a cerimônia de entrega do Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática. As ações e propostas apresentadas nesse evento, que serão divulgadas nos anais do seminário, serão apresentadas na COP 17, em Durban (África do Sul), evento que reúne centenas de autoridades de todos os países do mundo, que definem os rumos das mudanças climáticas em no planeta.

Mais informações acerca da edição do Festival Pachamama podem ser encontradas no site http://cinemadefronteira.com.br/

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter