De acordo com dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última sexta-feira, 19, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Acre está entre os quatro estados brasileiros que criou novos postos de trabalho em maio. A pesquisa aponta que o setor de agricultura também teve saldo positivo na geração de emprego.
Mato Grosso, Goiás e Piauí completam o ranking dos estados. Na Região Norte, apenas o Acre apresentou crescimento, totalizando o aumento de 2.297 novos empregos, o que representa o saldo positivo de 193 postos formais.
A agricultura foi o setor que evidenciou desempenho positivo, com a geração de 28.362 vagas. Entre as regiões, o desempenho positivo ocorreu no Sul, com criação de 45.053 postos de trabalho e no Centro-Oeste, que gerou 25.869 vagas formais. No Nordeste, Norte e Sudeste, o resultado não respondeu ao esperado para o mês.
Segundo o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Fernando Lima, a tendência é que novas frentes de trabalho continuem sendo geradas: “Em agosto, vamos inaugurar outra fábrica de beneficiamento de castanha, que deve gerar mais 200 empregos. Temos ainda a Peixes da Amazônia, com proposta de 400 postos formais e a Dom Porquito, podendo gerar outros 500. Portanto, nos meses de agosto e setembro o Acre vai continuar gerando emprego e, consequentemente, renda e circulação de recurso dentro do estado”.