Governo e prefeitura garantem obras de infraestrutura na Baixada do Sol

Ações de drenagem serão realizadas durante o inverno e, no início do verão, serão iniciadas as obras de pavimentação de mais 161 ruas na região

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre e o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, estiveram na manhã desta sexta-feira, 11, na estrada da Sobral  (Assessoria Deracre)
O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre e o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, estiveram na manhã desta sexta-feira, 11, na estrada da Sobral  (Assessoria Deracre)

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre e o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, estiveram na manhã desta sexta-feira, 11, na estrada da Sobral (Assessoria Deracre)

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre e o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, estiveram na manhã desta sexta-feira, 11, na estrada da Sobral para dar início às obras de escavação para a construção de um emissário de 2,6 quilômetros de extensão, que vai interligar os bairros da Baixada do Sol ao sistema de esgoto de Rio Branco, interligando onze quilômetros de rede de esgoto naquela localidade.

Os trabalhos que serão realizados na rede de esgoto deverão anteceder o trabalho de pavimentação de ruas a ser realizado pelo Comitê Gestor já no início do próximo ano. As obras irão beneficiar vários bairros, entre os quais Sobral, Plácido de Castro, Airton Senna, João Eduardo, Bahia, Bahia Nova, Aeroporto Velho, Ginásio Coberto, Pista, Boa Vista, Palheiral e Boa União. Ao todo, são 161 ruas beneficiadas e mais de 30 quilômetros de pavimentação. “Em alguns bairros os trabalhos começam imediatamente”, informou o diretor do Deracre, Marcus Alexandre.

“Com as obras que irão acontecer aqui na região, vamos conseguir interligar a rede de esgoto da região com o sistema de central da cidade”, disse Marcus.

O diretor do Depasa, Gildo César, explicou que os trabalhos deverão iniciar mesmo no período invernoso. Segundo ele, realizando um planejamento adequado é possível fazer a otimização dos trabalhos, principalmente no que diz respeito a rede de drenagem, “que é um trabalho possível de se fazer nesse momento”. Em relação a pavimentação das ruas, Gildo explicou que já no próximo ano será iniciada a pavimentação da primeira fase do programa Ruas do Povo. “Serão 11 bairros e 160 ruas contempladas e a ideia é que até o meio do ano que vem estejamos com todas as ruas em plena execução aqui na Baixada do Sol”, explicou.

Um ponto fundamental para que não haja atraso no cronograma de trabalho é o armazenamento de insumos. A metodologia foi utilizada durante a pavimentação da BR-364 este deverá se repetir para a pavimentação de ruas em Rio Branco no ano que vem. “Isso para que quando chegar o período ideal se possa trabalhar com a movimentação de terra e tenha uma garantia para o início das obras”, disse Gildo.

“Com essa obra a gente consolida os dois sistemas, o de pavimentação e o de saneamento nesta região que é tão importante para a cidade de Rio Branco”, disse.

Parceria é fundamental

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim destacou que o trabalho de parceria que vem sendo realizado com o governo do Estado há muito tempo tem sido fundamental para que haja uma melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade. “A continuidade de um trabalho constante de parceria com o governo do Estado na área de saneamento e pavimentação é uma grande preocupação, é a grande demanda da nossa comunidade”, disse Angelim.

O prefeito lembrou o trabalho de pavimentação de ruas que vem sendo realizado pelo Comitê Gestor através do programa Ruas do Povo em Rio Branco. No início da semana, o governo do Estado deu a ordem de serviço para a pavimentação de 222 ruas em 37 bairros de Rio Branco. “Para outras tantas ruas serão dadas ordem de serviço nos próximos dias”, afirmou.

O programa Ruas do Povo atua em todos os vinte e dois municípios acreanos levando além da pavimentação de ruas, também investimentos na rede esgoto e água. “Eu, como prefeito de Rio Branco, estou muito contente. Aqui na baixada a gente já fez tanta infraestrutura e agora dá continuidade na área do saneamento básico que é fundamental. Saneamento básico é saúde, pavimentação é cidadania e eu acho que esse conjunto de coisas, de obras que está sendo coordenado pelo Marcus Alexandre, diretor do Deracre, muito importante”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter