Na primeira etapa foram vacinados 2,5 milhões de cabeças de gado, o que representou a cobertura de 97,5% do rebanho
A segunda etapa da campanha de vacinação de gado contra a febre aftosa já começou e os pecuaristas têm até o dia 30 deste mês para imunizar os animais e até 15 de dezembro para declarar a vacina em um dos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O processo de imunização do rebanho acreano faz parte do conjunto de medidas que garantem ao Estado o status de Zona Livre de Aftosa com Vacinação.
“Como a maior parte da carne bovina é destinada à exportação, esse reconhecimento é primordial para o mercado acreano. Por isso o Idaf trabalha na coordenação e fiscalização da vacinação, garantindo que pelo menos 90% do rebanho seja imunizado”, destacou o presidente do Idaf, Luiz Augusto do Valle.
Na primeira etapa da campanha, que aconteceu em maio, foram vacinados 2,5 milhões de cabeças de gado, o que representou a cobertura de 97,5% do rebanho. No início deste mês o presidente do Idaf participou do lançamento oficial do ciclo de vacinação do rebanho do Departamento de Pando, na Bolívia. Essa medida integra a política de erradicação da febre aftosa no país vizinho até 2013. “Essa ação é muito importante para o Acre, não colocando em risco o status de Zona Livre”, completou o presidente do Idaf.
O Idaf comunica ainda que já iniciou o cadastro da vacinação contra a brucelose. Os pecuaristas devem vacinar as fêmeas de três a oito meses e declarar a vacina nos escritórios do instituto. A partir de maio de 2012 será necessária a apresentação da Guia de Trânsito de Animal (GTA) com essa informação.