Capacitação foi direcionada para cerca de 80 jovens e adultos
O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), certificou educandos de quatro cursos da área de serviços em Manuel Urbano na última sexta-feira, 4. São cursos de Formação Inicial e Continuada em manicura, pedicura e unhas artísticas, corte e costura, escova e colorimetria, artesanato com escama do pirarucu.
A certificação aconteceu em uma tenda montada no município, com a presença do governador Tião Viana, do diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, da coordenadora do Centro de Educação Profissional (CEP) Campos Pereira, Glacimar Alves de Nazaré, e da coordenadora de Serviços do CEP, Cláudia Sampaio.
Durante a certificação, o governador realizou a entrega de vários equipamentos relacionados aos cursos concluídos. Foram vários kits de costura, vários kits para salão, de manicura e de artesanato. Essa iniciativa do governo, em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), tem por objetivo que os educandos, ao serem certificados, já estejam com uma profissão. Durante a realização dos cursos, esses educandos formam cooperativas que, com a doação dos materiais de trabalho, possibilitam o início imediato da geração de renda.
Os cursos disponibilizaram um total de 80 vagas e tiveram como público-alvo jovens e adultos inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais, em Manuel Urbano. Esse cadastro é uma criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e identifica e caracteriza famílias com renda mensal inferior a meio salário mínimo por pessoa. Dentro desse critério, a seleção foi realizada pela SEPN.
No evento, o governador discursou sobre a importância da Educação Profissional, sobre o que os cursos concluídos representam e como contribuem para a erradicação da pobreza no Estado. O investimento nos cursos foi de cerca de R$ 50 mil, repassados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em parceria com a SEPN.