Ruas do Povo tem primeira etapa concluída em Assis Brasil e Brasileia

Tião Viana autoriza ordem de serviço para construção de 116 açudes no Alto Acre

ruas_do_povo_em_epitaciolandia_foto_sergio_vale_8.jpg
entrega_de_ruas_em_assis_brasil_foto_sergio_vale_11.jpg

Governador Tião Viana entrega mais um lote de ruas pavimentadas pelo programa Ruas Do Povo nos municípios do Alto Acre (Foto:Sérgio Vale/Secom)

A agenda do governador Tião Viana no Alto Acre começou em Assis Brasil, na rua Eneide Batista, embaixo de um pé de jambo, na tarde da última sexta-feira, 4. A primeira etapa do programa Ruas do Povo foi concluída no município, que ao lado de Brasileia, já se preparam para a segunda fase de obras.

“Nós vivíamos na lama. Essa rua era horrível. Se eu contar que era só um caminho coberto de mato, onde a gente botava uns pedaços de madeira pra passar por cima, ninguém acredita”, diz o morador Francisco Alves Silva.

Para a prefeita de Assis Brasil, a última sexta-feira foi a data da realização de um sonho. “Toda vez que alguém morria eu me preocupava em como conseguiríamos chegar ao cemitério por esta rua, que não tinha condições de passagem. Eu me emociono muito a cada vez que participo da entrega de uma rua aqui em Assis Brasil porque passaram muitos prefeitos que prometeram pavimentar a cidade, alguns tentaram, e nenhum conseguiu. Agora com essa parceria com o governo do estado, nós estamos mudando a cara da cidade, oferecendo dignidade ao povo”, disse a prefeita.

Segundo o diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César, foram investidos R$ 1,2 milhão em Assis Brasil na pavimentação de 13 ruas que compõem a primeira etapa do programa. Foram utilizados 1,3 milhão de tijolos. A licitação já está pronta para dar início à pavimentação das 23 ruas restantes no município. “Assumo um compromisso com vocês, em nome do governo do estado: até julho do ano que vem não tem mais lama nas ruas desta cidade”, disse.

Açudes para produtores familiares: renda a partir do peixe

O governador Tião Viana deu ordem de serviço para a construção de 50 açudes em Assis Brasil e 66 em Brasileia, que serão feitos com recursos de emenda parlamentar destinada quando ele ainda era senador.

“O Tião Viana cobrou o escanteio e correu para cabecear pro gol, porque a emenda que ele destinou enquanto senador será executada agora, no governo dele. Dos produtores só queremos uma coisa: que se dediquem à produção de peixes, criando peixes de qualidade, porque nós temos um mercado promissor no quintal de casa, principalmente nesta região, em que o Peru compra toda a produção que tivermos para oferecer”, disse o secretário de Agricultura e Pecuária, Mauro Ribeiro.

entrega_de_audes_em_assis_brasil_foto_sergio_vale_7.jpg

O governador Tião Viana deu ordem de serviço para a construção de 50 açudes em Assis Brasil e 66 em Brasileia (Foto:Sérgio Vale/Secom)

Para o produtor João Correia de Lima, os açudes vem para cumprir uma vontade que os produtores têm há anos. “As máquinas estão lá em casa para fazer o açude, que eu, sozinho, nunca consegui fazer. Quero dizer para os meus companheiros colonos que este é um investimento que o governador está fazendo. Ele está trazendo o melhor pra gente”, comentou.

Seu João analisa o investimento em açudes como uma fonte de renda inteligente: “aqui os colonos têm terras de até 100 hectares. Isso é muito pouco pra criar gado. Mas um açude com um hectare de lâmina d’agua vai nos dar uma renda muito maior que cabeças de gado”.

O governador Tião Viana já fez os cálculos. Um hectare de lâmina d’água gera uma produção de peixe de 10 toneladas por ano. “Isso significa pelo menos R$ 50 mil por safra para o produtor. É uma renda que ele vai aliar às outras atividades da propriedade, que ele pode aliar ao frango, aos carneiros, aos roçados. A gente tem que acreditar nesse momento. Eu só quero isso, que vocês acreditem num futuro que é forte, promissor, e façam parte dele”.

O senador Aníbal Diniz se mostrou satisfeito com os resultados do governo Tião Viana. “Onde a gente passa tem ações de governo chegando até as pessoas, tem políticas públicas acontecendo, tem algo de novo mobilizando as comunidades, as pessoas”, observou.

O charme dos becos de Brasileia

Falar de charme dos becos de Brasileia pareceria estranho há bem pouco tempo, quando eles não passavam de caminhos estreitos, sem luz, segurança e conforto. Mas o adjetivo que melhor define esta nova fase destes becos históricos não é outro, senão charmosos. Com iluminação, jardinagem, calçamento e um toque de carinho, os becos foram entregues à população do município.

entrega_de_becos_em_brasileia_foto_sergio-vale_14.jpg

A última agenda aconteceu em Brasileia, onde foram entregues uma travessa pavimentada e a urbanização de três becos históricos na cidade, o do Godô, da Graça e da Mariana (Foto:Sérgio Vale/Secom)

Seu Gaspar Paulino de Azevedo tem 87 anos. Chegou ao município quando ele ainda se chamava Vila Brasília e foi amigo de Wilde Viana, pai do governador acreano. Ele fez questão de acompanhar a entrega dos becos. “Eu estou muito satisfeito com esse trabalho. A cidade está muito bonita, fico feliz em estar vivo para ver tantas mudanças”, disse.

“O meu pai nasceu, fez amigos. Nós temos ligações históricas com essa região. É por isso que temos um carinho especial, que as nossas ações aqui têm um significado mais forte para nós”, comentou o governador.

A última agenda aconteceu em Brasileia, onde foram entregues uma travessa pavimentada e a urbanização de três becos históricos na cidade, o do Godô, da Graça e da Mariana. Os becos, que ligam uma rua a outra, são passagem diária de centenas de estudantes, moradores, idosos, trabalhadores e, se falassem, contariam muito da história do município.

“Eu sempre olhei para estes becos, enquanto gestora pública, com muita vontade de dar a atenção merecida a eles. Mas nunca tivemos recursos na prefeitura disponíveis para essa obra. Agora vem o governador Tião Viana e nos estende a mão. Estamos resgatando a autoestima das pessoas, não só dos moradores dos becos, mas de todos que passam por aqui todos os dias”, disse a prefeita de Brasileia, Leila Galvão.

Dona Graça, a moradora que dá nome a um dos becos, estava emocionada durante a solenidade e agradeceu ao governador Tião Viana com a voz embargada. “Eu moro aqui há mais de 40 anos e o nosso sonho sempre foi ver esse beco arrumado, mas eu não pensei que ele ficaria tão bonito. Esse é  a realização do sonho que sonhamos há anos. Muitos governadores e prefeitos passaram e nenhum trabalhou tanto pelos pobres como o Tião Viana está trabalhando”, disse Maria da Graças.

O deputado Denilson Segóvia, da bancada de oposição ao governo, acompanhou a agenda de entrega de ruas pavimentadas e ordem de serviço para construção de açudes. “Eu não posso calar a minha voz ou deixar de defender um projeto como este do Ruas do Povo, que chegou até a Assembleia Legislativa para aprovação e foi aprovado porque leva as ações de governo para os pobres, para quem mais precisa”. O presidente da Aleac, deputado Elson Santiago, também fez parte da comitiva ao Alto Acre. “O governador Tião Viana tem o nosso apoio porque este é um governo que trabalha, que se dedica, e que está mudando a realidade de vida do povo do Acre”, comentou.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter