Muitos casos de suicídio de trabalhadores podem estar relacionados ao sofrimento vivenciado na atividade profissional
Nos dias 4, 5 e 6 deste mês, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participa do XII Encontro Nacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e da XI Jornada do Campo Psicanalítico do Fórum do Campo Lacaniano, de Salvador (BA). O evento abordará o tema: “A lógica da Interpretação”.
A Sesacre será representada pela psicóloga do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Ac), Fabiane Messias de Melo, que apresentará um trabalho sobre o suicídio, tomando como base os estudos de Christophe Dejours, psiquiatra, psicanalista e professor no Conservatoire Nationaldes Artset Métiers, em Paris. A palestra será direcionada aos trabalhadores, aos chefes, às empresas, e a todas as pessoas que tenham interesse no assunto.
De acordo com Fabiane, o teórico acredita que muitos casos de suicídio de trabalhadores podem estar relacionados ao sofrimento vivenciado na atividade profissional.
“Diariamente os trabalhadores convivem com injustiça e assédio nas empresas, gerando um tipo de sofrimento no trabalho que conduz ao isolamento, ao desespero, à depressão. O reconhecimento pela chefia, por clientes e sobretudo o julgamento de beleza do trabalho teriam um papel fundamental para o fortalecimento da identidade”, destaca a psicóloga.
Ainda de acordo com Fabiane, as formas de avaliação individualizadas, que punem os erros e não oferecem o reconhecimento pelos acertos, tendem a gerar profundas desestabilizações em algumas pessoas. “Nesse sentido, é fundamental compreender o que há por trás desses eventos, uma vez que o trabalho deve ser fonte de saúde, crescimento e desenvolvimento das pessoas e de grupos.”