Ministro Mangabeira Unger discute desenvolvimento da Amazônia

Ministro ressaltou que o desenvolvimento da região amazônica deve ser apoiado nos potenciais regionais (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Ministro ressaltou que o desenvolvimento da região amazônica deve ser apoiado nos potenciais regionais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em seu último compromisso de agenda no Acre, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, realizou uma palestra para a equipe de governo do Estado, liderada pelo governador Tião Viana, na tarde desta sexta-feira, 12, no auditório da Biblioteca Pública. Na ocasião, membros do governo também fizeram uma breve apresentação das políticas públicas estaduais de desenvolvimento sustentável e do portfólio de investimentos do governo do Acre.

O assessor especial do governo do Estado, José Rego, falou dos Caminhos da Sustentabilidade, demonstrando os processos políticos que mudaram o Acre desde 1999. “Hoje, temos grandes projetos que provam que podemos ser sustentáveis, gerando lucro tanto para grandes empresários como para os pequenos produtores”, disse.

Também foram apresentados avanços como o crescimento econômico de 6,8% entre 2010 e 2012, queda de 35% das pessoas vivendo em extrema pobreza e a constatação de que mais de 75% da população acreana vive em cidades de médio e grande Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Foi demonstrado como os investimentos no Acre estão garantidos, mesmo com o momento de ajuste fiscal, principalmente no setor produtivo e de infraestrutura.

“O Acre pode desempenhar, apesar de ser de um tamanho pequeno, o papel de liderança nesse vanguardismo amazônico. A Amazônia tem grandes vantagens intangíveis, um forte sentimento de coletivo, um sentimento de si mesmo”, disse o ministro.

Mangabeira também falou a respeito da ferrovia que irá do Rio de Janeiro ao Peru, passando pelo Acre, e sobre o projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), mas demonstrou grande admiração pelo modelo público-privado-comunitário do Complexo de Piscicultura. “Um dos modelos com mais potencial que vi foi esse do complexo, em associar grandes empresários com pequenos produtores, e o governo por trás disso”, conta.

O governador Tião Viana agradeceu a presença do ministro e o momento de reflexão proposto. “E seguimos juntos assim na procura por outros caminhos, atrás de outras oportunidades e de acelerar o processo de desenvolvimento para nossa sociedade”, ressaltou o governador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter