Especialistas trouxeram ao Acre estudos inovadores no campo da geotecnologia
Aproveitando as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) promoveram uma capacitação em padrões da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais(Inde). O curso aconteceu na Funtac, nos dias 17 a 22 deste mês, para técnicos, e foi ministrado pela equipe da Diretoria de Serviços Geográficos (DSG) do Exército Brasileiro.
Recentemente, o governo do Acre entregou a Base Cartográfica Digital do ZEE à DSG do Exército Brasileiro. Com o objetivo de atuar conjuntamente com os sistemas de informações geospacial e disponibilizar de forma adequada as informações do ZEE no Acre, o governo promoveu uma capacitação nos Padrões Técnicos Nacionais.
Os especialistas trouxeram ao Acre estudos inovadores no campo da geotecnologia, uma das tecnologias que mais cresceram neste século, e avaliaram a situação do Estado em relação às inovações no campo dessa ciência.
Para Omar AntonioLunard, coronel do Exército e responsável pela capacitação, o evento foi importante na preparação de técnicos para possíveis desafios nesse campo. "No Acre percebe-se uma grande determinação de seus técnicos e dos gestores em ‘queimar’ etapas e acompanhar passo a passo os avanços no país nessa área, especialmente no que se refere à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais. Acredito que com essa capacitação e as demais já previstas esse objetivo será atingido, culminando com a implantação de uma Infraestutura Estadual de Dados Espaciais", disse.