Conhecer os potenciais turísticos do Acre faz parte das aulas práticas do curso técnico de Guia de Turismo, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM) no Acre. Por isso, alunos de Cruzeiro do Sul recentemente estiveram em visita a Rio Branco e seguiram até Assis Brasil, acompanhados por uma equipe da Setul para conhecer as rotas turísticas.
A turma, composta por 16 alunos, é a primeira a concluir o curso em Cruzeiro nos próximos dias. Para que conhecessem as cidades que compõem o Vale do Acre, foi solicitado à Setul, por meio do Centro de Formação e Tecnologias do Juruá (Ceflora), o apoio técnico durante a viagem.
De acordo com a turismóloga da Setul Irleide Portela, em Rio Branco foram visitados os atrativos culturais e naturais, como a Gameleira, a Biblioteca da Floresta, as praças da cidade e o Sítio Histórico Quixadá, entre outros. O guia de turismo Oziel Barbosa também acompanhou as visitas.
“Esse trabalho de qualificação oferecido pelo Pronatec e potencializado pelo IDM é de extrema importância, por possibilitar aos educandos o conhecimento das rotas do Estado. Em uma viagem só, eles conheceram as rotas Caminhos da Revolução, Caminhos de Chico Mendes e Caminhos do Pacífico”, destacou Irleide.
Ainda segundo a turismóloga, essa parceria deve ser estendida para outras turmas dos cursos, uma vez que é essencial que os alunos conheçam o Estado para auxiliar turistas.