Equipe do programa Saúde Itinerante se prepara para atender municípios que ainda não foram contemplados
O programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, em execução desde junho no Acre, já realizou mais de 180 mil procedimentos, incluindo 15 mil cirurgias de catarata e 75 mil consultas. A ação é uma iniciativa do governador Tião Viana para atender a população de todos os municípios, principalmente os idosos, e oferecer uma nova oportunidade de enxergar a quem já havia perdido parcialmente a visão por doenças oculares.
O programa atende os pacientes entre os dias 20 e 28 de cada mês, além das consultas e triagens realizadas nos municípios, e os encaminhamentos para cirurgias, que até então foram realizadas apenas em Rio Branco. Sena Madureira, Brasileia e Xapuri já foram visitados, além da Unidade de Recuperação Social Francisco de Oliveira Conde e na Colônia Souza Araújo.
Segundo Luciano Goulart, diretor executivo do Centro Avançado de Oftalmologia, unidade responsável pela realização do programa no Acre, foram realizadas 75 mil consultas, 15 mil cirurgias de catarata, 5 mil pequenos procedimentos e mil procedimentos de retina, além de milhares de exames. "Cada paciente faz em média cinco exames. O resultado desta ação tem sido fantástico e nós estamos fazendo parte da felicidade das pessoas. A emoção de voltar a enxergar acaba sendo dividida com toda a equipe", comentou.
Segundo a secretária de Saúde, Suely Melo, todos os municípios serão atendidos e os próximos a receber a ação devem ser Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.
Para o atendimento os interessados devem procurar, em Rio Branco, o Hospital das Clínicas, munidos de carteira de identidade e cartão do SUS. Consultas, exames e demais procedimentos são realizados no local e não há necessidade que o paciente leve exames anteriores.
"Trabalhamos com tecnologia de ponta e nosso corpo clínico é bastante qualificado. Os pacientes já saem daqui com diagnóstico. É um serviço qualificado, rápido e desenvolvido para atender em alta escala. Nós fazemos isso há quinze anos, não é algo que começou ontem. Temos experiência neste tipo de atendimento e os melhores equipamentos disponíveis", comenta o diretor.