Troca de comando no pelotão de Bombeiros de Cruzeiro do Sul

Solenidade foi realizada na sexta-feira, 21, no Teatro dos Náuas

0___dslfkj02.jpg

Depois de dois anos desempenhando a função, o major Moisés foi substituído pelo major Araújo, obedecendo à regra da rotatividade (Foto: Onofre Brito)

Em cerimônia ocorrida no Teatro dos Nauas, na última sexta-feira, aconteceu a troca de comando no 4º Batalhão de Educação, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (4º Bepcif). Depois de dois anos desempenhando a função, o major Moisés foi substituído pelo major Araújo, obedecendo à regra da rotatividade. O ato foi prestigiado por autoridades, bombeiros, bombeiros mirins e parentes.

O major Moisés teve atuação destacada nesses dois anos como presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, especialmente nos períodos de alagação do Rio Juruá. À frente dos Bombeiros levou adiante campanhas importantes entre os barqueiros da região, entre elas mostrando a importância de amarrar bem os motores dos barcos ancorados, e também em relação à velocidade de barcos dentro das áreas alagadas da lagoa. Também no combate a incêndios urbanos e florestais, o 4º Bepcif atuou a contento, atendendo ocorrências em toda a região próxima a Cruzeiro do Sul.

Mas a chamada menina dos olhos de sua atuação foi certamente a criação do Projeto Bombeiros Mirins, fato citado e elogiado por quase todas as autoridades presentes à cerimônia. Atualmente, 91 crianças cruzeirenses participam da atividade. Divididos em duas turmas (manhã e tarde), os bombeiros mirins têm atividades envolvendo educação física, futebol e piscina, e participam de aulas nas quais recebem noções básicas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura, terrestre e náutico, civismo e cidadania, respeito aos símbolos nacionais, educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas, informática, higiene pessoal e educação ambiental. Suas atividades escolares também são acompanhadas pelos instrutores. O projeto começou no ano passado em Cruzeiro do Sul e neste ano já foi implantado para Tarauacá, Sena Madureira e Brasileia, e em um dos batalhões de Rio Branco.

O tenente-coronel Flores, subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, representando o comandante geral do CBMAC, coronel Pires, juntamente com o tenente-coronel Gundim, comandante operacional, prestigiou a cerimônia e elogiou o major Moisés por sua atuação. Segundo Flores, o major Moisés, dentro do programa de rotatividade nos Bombeiros, depois de dois anos na frente operacional, passa agora à Diretoria de Ensino, onde vai dirigir em todo o Estado o projeto Bombeiros Mirins. Ele conclamou a corporação a dar ao novo comandante o mesmo apoio que sempre deu ao major Moisés e caprichar sempre no trabalho com os bombeiros mirins.

O major Araújo dirigia o Pelotão estabelecido em Sena Madureira e de maneira voluntária se dispôs a comandar o pelotão de Cruzeiro do Sul.  Ele, que já trabalhou no pelotão de Cruzeiro do Sul por quase três anos, conhece a realidade local. "Espero fazer um bom trabalho, administrando os serviços próprios da corporação, mergulho, salvamento aquático, salvamento terrestre, incêndios, vistorias e agora com esse trabalho social chamado Bombeiros Mirins, que já faz parte do nosso projeto anual de atividades", declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter