Rio Branco é modelo de incentivo ao uso de bicicleta

Rio Branco é o exemplo brasileiro de priorização da bicicleta como meio de transporte (Foto: Cristina Caetano)
Rio Branco é o exemplo brasileiro de priorização da bicicleta como meio de transporte (Foto: Cristina Caetano)

Andar de bicicleta é bom para a saúde, para a fluidez do trânsito e muito melhor para o meio ambiente. No Acre, é comum e crescente o uso da bicicleta como meio de transporte, e não apenas como instrumento de lazer.

De acordo com o Programa Cidades Sustentáveis, Rio Branco é o exemplo brasileiro de priorização da bicicleta como meio de transporte, mantendo uma das maiores redes cicloviárias per capita do país, com cerca de 160 quilômetros projetadas e mais de 110 quilômetros em funcionamento para uma população de 364 mil habitantes.

Por esses motivos, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem desenvolvido ações de cunho educativo para tornar o trânsito de ciclistas ainda mais seguro. “São muitos os pontos favoráveis, mas é preciso cuidado e atenção às leis de trânsito, para que uma prática tão agradável não acabe em tragédia”, ressalta o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo de propulsão humana, e o ciclista, por esse motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.

Pesquisas indicam que os ciclistas são os mais novos vulneráveis dos acidentes de trânsito no Brasil. “Eles devem pedalar defensivamente e estar muito atentos, pois são menos visíveis e menos protegidos do que os outros usuários das vias públicas”, afirma a coordenadora de educação de trânsito do órgão, Geny Polanco.

De acordo com o CTB, os ciclistas devem utilizar ciclovias, ciclofaixas ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

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