Times acreanos ganharam nas categorias mirim e infantil e foram recebidos por Tião Viana
Se o Brasil é o país do futebol, o Acre tem revelado craques da bola e oferecido ao esporte. Quarenta meninos que, além de gostar do esporte, acreditam nos sonhos que tecem, conquistaram para o estado o 1º Torneio Internacional de Escola de Futebol Brasil/Peru. A disputa final aconteceu em Puerto Maldonado, no país vizinho, e os jogadores acreanos venceram nas categorias mirim (sub-13) e infantil (sub-15).
Os jogadores foram recebidos pelo governador Tião Viana, que apoiou a participação dos times na disputa internacional. “Sonhem, que a gente quer abrir oportunidades para vocês. Pensem grande, pensem como a águia. Vamos começar a construção de um centro de treinamento com alojamento para os atletas dos municípios terem condições de vir treinar. Construam um mundo novo, que nós estamos prontos para ajudar. Estou muito orgulhoso de vocês”, disse o governador.
Sobre o centro de treinamento, Tião Viana informou que ele começará a ser construído no início do próximo ano e terá seis campos profissionais. “Esse é um projeto audacioso que dará suporte a todas as escolinhas de futebol. O trabalho que vocês fazem vem ao encontro do nosso. Também temos o projeto de trabalhar escolinhas populares, nos bairros, e teremos três experiências piloto em Rio Branco: na Baixada do Sol, na Estação Experimental e no Segundo Distrito. O futebol é uma paixão nacional e o Acre não vai ficar de fora desse cenário”, disse o secretário de Esporte, Mauro de Deus.
Os meninos foram treinados pelo professor Ilimani Suarez, que agradeceu ao governo do Estado por todo o apoio prestado, que possibilitou a participação dos times na competição. O treinador entregou uma placa em homenagem e reconhecimento ao governador Tião Viana, em nome da Escolinha de Futebol Vasco da Gama. “O trabalho do professor Ilimani nem sempre gera craques no futebol, mas com certeza gera craques na cidadania, e isso também é esporte. Ele tem dedicado a vida dele ao esporte, ao treinamento desses meninos”, comentou o secretário de Comunicação, Leonildo Rosas.
Cláudia Malveira é mãe de três garotos, três jogadores de futebol. Um deles, com 14 anos, Mateus Hassen, está no Fluminense. Júnior Hassen, de 15 anos, disputou o torneio internacional. “É emocionante ver os sonhos dos meninos, a dedicação deles e todas as vitórias. O esporte dá muitos resultados positivos e fico feliz ao ver o governo do Estado apoiando e investindo no futebol”, disse.
Mateus Conceição é o goleiro da categoria sub-15. Com o troféu na mão, ele não esconde o orgulho. “É bom demais participar de competições assim. Melhor ainda é praticar esporte, porque a gente aproveita o tempo e não se envolve com o que não deve, não se mete com drogas nem a roubar. É algo que todo mundo tem que ter a oportunidade de fazer”, disse.
O futebol acreano tem formado bons craques e está exportando jogadores. É o caso de Galo, com 22 anos, que hoje joga no Braga, de Portugal, um dos três grandes times portugueses. Weverton, 23, é goleiro da Portuguesa, time da série B do Campeonato Brasileiro, classificado para a Série A. Ele foi considerado o melhor goleiro da série B e começou a fazer escolinha de futebol com o professor Ilimani aos 12 anos.
Galeria de imagens