Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Ação promovida pelo Governo do Acre, leva serviços ao município de Plácido de Castro

gfgfgf.jpg
gggg.jpg

O curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde é coordenado pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha e é oferecido atualmente em 19 municípios do Estado (Foto:Assessoria IDM)

O curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) é coordenado pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR) e é oferecido atualmente em 19 municípios do Estado, dentre eles o município de Plácido de Castro. Durante todo o segundo semestre deste ano o curso Técnico em ACS realizou várias atividades relacionadas à promoção da saúde na cidade.

O curso iniciou abril de 2006 e tem previsão de término para dezembro deste ano. É composto por 55 educandos, sendo 31 da zona rural e 24 da zona urbana e está sob a Coordenação da Enfermeira Sabrine Benigna Strube Coelho.

No momento os educandos estão desenvolvendo atividades sobre Políticas Públicas de Saúde. A Etapa abrange as seguintes bases tecnológicas: Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Previdenciário, o Pacto da Saúde, Humanização, A Formação Política do Acre, Educação Permanente em Saúde, Programas de Saúde da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso. Saúde e Culturas Indígenas, Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, Saúde do Trabalhador, dentre outros.

Os educandos desenvolvem diferentes atividades nesta etapa, como a apresentação das bases em plenárias, trabalhos expositivos e dialogados, produção textual, encenação teatral, estudos dirigidos, além de outras metodologias que compõem o currículo por competências que a Rede IDM utiliza.

{xtypo_rounded2}Os educandos do curso executaram diferentes atividades assim como:

  •     Passeata sobre as Hepatites buscando conscientizar a todos sobre a importância de conhecer a doença e as formas de prevenção, distribuindo folders, panfletos, e dialogando com a comunidade.
  •     Apresentação de palestras nas escolas circunvizinhas de Plácido de Castro, sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), Aids, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, doenças emergentes como a Hanseníase, Malária, Dengue e Tuberculose.
  •     Na área de Saúde e Culturas Indígenas foi vivenciado pela turma uma representação do cotidiano indígena, com ênfase na assistência à saúde do índio. O material utilizado para a confecção do figurino veio do reaproveitamento dos cartazes e materiais didáticos já utilizados em outras atividades, demonstrando que na prática a Sustentabilidade é o tema recorrente na percepção da turma.{/xtypo_rounded2}

 

“As bases vivenciadas são colocadas em prática por eles trabalharem nas comunidades como Agentes Comunitários de Saúde. Vejo que o processo de ensino-aprendizagem tem contribuído de forma positiva para a formação técnica desses educandos, fato percebido pela satisfação da comunidade em relação ao acompanhamento que eles vêm desempenhando”, enfatiza a Mediadora de Aprendizagem do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Enfermeira Vânia Paula.

“O curso tem contribuído de forma proveitosa no meu trabalho, pois através dos conhecimentos adquiridos conseguimos encontrar soluções para os devidos problemas encontrados na microárea, representando um passo a mais para me profissionalizar na área de saúde”, afirma Joice da Costa Silva Santos, educanda do Curso de ACS.

Segundo o educando Janilsom da Silva Ferreira, “a relevância do curso para a nossa vida profissional é de fundamental importância na construção de um Sistema Único de Saúde para todos, voltado para a Atenção Básica, principalmente nas ações de prevenção em nossa comunidade. O curso trouxe inúmeras contribuições, aperfeiçoando as nossas técnicas, e as formas de intervenção nas diversas ações em nossa microárea”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter