Atitude e Bem Viver

Projeto quer aproximar o servidor da gestão e promover a saúde individual e coletiva dentro da Secretaria de Estado de Saúde

 

dsc03982.jpg

Proporcionar o bem-estar e elevar a autoestima do servidor foi o que motivou os gestores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) a lançar o Programa Atitude, Saúde e Bem Viver, dentro da instituição (Assessoria Sesacre)

Proporcionar o bem-estar e elevar a autoestima do servidor foi o que motivou os gestores da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) a lançar o Programa Atitude, Saúde e Bem Viver, dentro da instituição. Entre os objetivos do programa estão a integração do servidor com a gestão e a promoção da saúde individual e coletiva dos funcionários.

O primeiro passo foi a elaboração de uma cartilha que trata da saúde física e mental, relações interpessoais e valorização do potencial humano. A cartilha foi lançada oficialmente no dia 11 de agosto, no Clube dos Oficias, e contou com a presença da secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, do secretário Adjunto de Atenção à Saúde, José Amsterdam, e do secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal.

Para Suely Melo, esse projeto, além de proporcionar o bem-estar de cada um, irá aproximar os servidores no ambiente de trabalho, melhorando a qualidade de vida.

"Na correria do dia-a-dia, as pessoas muitas vezes não têm tempo de conhecer o colega ao lado nem trocar ideias. O propósito do programa é oferecer aos servidores um momento de descontração para que possam conhecer melhor o seu colega, por meio de atividades coletivas como a ginástica laboral e a meditação. Com isso, iremos harmonizar o ambiente de trabalho e incentivar os servidores a terem atitudes positivas, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Essas ações fazem parte da valorização do servidor e da humanização na saúde, uma das prioridades do governador Tião Viana", destaca a secretária.

O secretário Adjunto, José Amsterdam, diz que a meta do programa é satisfazer o servidor público, oferecer ações de qualidade de vida e proporcionar um ambiente de trabalho mais humanizado.

"Estamos com uma equipe qualificada para incentivar os servidores à prática de exercícios físicos para evitar o sedentarismo. Todos os dias haverá uma programação no prédio da Sesacre, pela manhã e à tarde. Esse trabalho com certeza irá refletir no ambiente de trabalho, uma vez que o servidor bem disposto e com uma vida saudável desenvolve suas atividades com mais qualidade e atenção", destaca Amsterdam.

Etapas do Programa

O Programa Atitude, Saúde e Bem Viver está dividido em cinco etapas. Na primeira, foi realizada uma palestra para os funcionários da Sesacre, na Usina de Artes João Donato, ministrada pela professora Terezinha Azeredo Rios, que abordou o tema Ética nas Relações Sociais, com o objetivo de criar um laço de coleguismo entre os servidores e gestores.

A segunda etapa foi marcada pelo lançamento do Programa Atitude, Saúde e Bem Viver, quando foi apresentada aos servidores a cartilha com as orientações e informações sobre o desenvolvimento das ações.

O terceiro momento é o de meditação, que ocorre uma vez por semana. Cada semana é sorteado um andar do prédio da Sesacre, onde será realizada a atividade com os servidores, que começa às 7h30.

Na quarta etapa é desenvolvido o programa de exercícios físicos. Todos os dias, de manhã e à tarde, são realizados com os servidores 15 minutos de ginástica laboral, com orientação da equipe de educadoras físicas, servidoras da Sesacre. São realizados alongamento e aeróbica, como forma de prevenir doenças, além de proporcionar descontração e bem-estar aos que participam das atividades.

A quinta etapa ainda está sendo planejada. De acordo com a comissão responsável pelo projeto, as atividades que contemplam a quinta fase do programa estão sendo avaliadas, uma vez que o objetivo é garantir que todos os servidores que trabalham na Sede da Sesacre possam ser beneficiados com as ações oferecidas.

Saúde e qualidade de vida

Para o servidor público Célio Roberto de França, essas atividades têm melhorado muito sua qualidade de vida e também dos colegas. "Além disso, nós, que trabalhamos muito tempo sentados, chegamos ao fim do dia mal-humorados e cansados e acabamos levando o estresse para casa. Muitas vezes, vinha trabalhar cheio de dores, mas depois que comecei a participar da ginástica laboral aqui na Sesacre percebi que as dores sumiram e o estresse diminuiu", afirma.

Já a servidora Maria de Nazaré de Oliveira diz que as atividades melhoraram o condicionamento físico e mental e a incentivaram a cuidar melhor da saúde. "Estou muito satisfeita e gratificada com essa iniciativa. Antes de participar desse programa, eu vivia sentindo dores nas articulações e muitas vezes não tinha coragem para caminhar. Agora isso mudou. Além dos exercícios, faço caminhada todos os dias", comemora.

A educadora física Eliana de Oliveira diz que realiza esse trabalho com muita satisfação, pois é servidora pública e já teve problemas de lesões por esforços repetitivos, uma vez que passava a maior parte do dia sentada realizando serviços burocráticos e não praticava nenhuma atividade física.

"Tenho uma verdadeira paixão em realizar esse trabalho com os servidores. A ginástica laboral, além de prevenir contra artrite, artrose, tendinite e outras doenças dos ossos e coluna, ajuda também a aliviar as dores de quem já convive com essas enfermidades. O trabalhador tem uma carga horária longa. Essas atividades ajudam a descontrair, relaxar, fortalecer e oxigenar os músculos, melhorar a respiração e tirar o estresse. São 15 minutos de atividade, um momento que o servidor tem para cuidar um pouco de si mesmo", enfatiza.

Dia do servidor é comemorado com muitas atividades

Para comemorar o dia do Servidor Público, 28 de outubro, a Sesacre realiza uma série de atividades para os servidores. As ações começam na segunda-feira, 24, e terminam na sexta-feira.

Cada dia será realizada uma programação diferente: momento de meditação; a peça teatral "Os Saltimbancos"; distribuição de produtos de beleza; visita à Biblioteca Pública; música gospel ao vivo; apresentação de vídeos do "Cirque de Soleil"; corte de cabelo e escova; massagens relaxantes e orientações sobre alimentação saudável; distribuição de brindes e outras.

De acordo com o secretário adjunto de Atenção à Saúde, José Amsterdam, a Semana do Servidor está relacionada com o Programa Atitude, Saúde e Bem Viver, que busca estimular o servidor dentro da filosofia do governo do Acre, que ressalta a valorização do ser humano, seja paciente ou trabalhador em saúde.

"Esperamos que os servidores aproveitem esses momentos, pois é uma maneira de sairmos da rotina, das atividades normais da instituição, e que eles possam perceber uma maneira diferente de estimular a fraternidade e a solidariedade no setor de trabalho, para que nossos serviços sejam mais proveitosos para a sociedade", destaca Amsterdam.

No dia 28, o roteiro segue a programação da Secretaria de Gestão Administrativa, que durante toda a semana, vai realizar eventos para todos os servidores do Estado e finaliza com a corrida da Vital Academia, cujo vencedor será contemplado com uma passagem área para participar da corrida de São Silvestre.

Para os servidores públicos que concluírem o percurso de 3,5 quilômetros será realizado sorteio de brindes. Além disso, haverá uma premiação para o atleta que somar a maior pontuação, durante todas as etapas do Circuito Chico Mendes 2011.

"Nós não poderíamos em um dia atender todas as necessidades dos servidores, por isso decidimos fazer uma semana inteira de atividades. Teremos atividades esportivas, lúdicas, de meditação, de beleza, além de outras, para que todos os servidores da Sesacre tenham a oportunidade de participar da comemoração", finaliza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter