A mão de obra utilizada na atividade envolve 11 presos do regime semiaberto que terão suas penas remidas como observa a Lei de Execução Penal
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realizou nesta sexta-feira, 14, a pesca de 400 quilos de peixes do tipo tilápia. A ação aconteceu no açude situado na parte frontal da muralha da penitenciária. A atividade foi organizada pela direção da Unidade Semiaberto e o Engenheiro Agrônomo do Instituo.
A mão de obra utilizada na atividade envolve 11 presos do regime semiaberto que terão suas penas remidas como observa a Lei de Execução Penal. A venda dos peixes ficou destinada aos servidores do Instituto, policiais militares e as peixarias do Bairro Recanto dos Buritis, sendo alguns quilos da pesca doados aos familiares dos detentos.
O projeto acontece durante toda esta semana. Estima-se que até o fim do mês o número de peixes pescados e vendidos alcance o número de dois mil quilos. “Esta ação consiste em esvaziar o açude, vender os peixes ali pescados e colocar novos filhotes de alevinos para que no ano que vem estes sejam comercializados”, disse o Diretor da Unidade Semiaberto, Denis Pícolo.
A ação tem por finalidade utilizar os valores arrecadados com a venda dos peixes nas atividades já desenvolvidas no interior do presídio. Segundo o Diretor da Unidade Semiaberto, o fundo adquirido com as vendas subsidiará diversos trabalhos da marcenaria e horta das Unidades. “A comercialização dos peixes possibilitará a compra de sementes e investimento na estrutura da horta e marcenaria da Unidade”, explicou o Diretor, Pícolo.
Durante a pesca dos peixes de menor porte foi encontrado um pirarucu de aproximadamente 200 quilos. Por decisão da direção, este será mantido no açude para descoberta do sexo e um parceiro a fim de estimular a procriação.