O curso a distância terá apenas dois momentos presenciais, previsto para terminar em 2012
Lembrando das ferramentas digitais que os alunos incorporaram na rotina fora da escola e da necessidade de aliar estas tecnologias pedagogicamente com estratégias didáticas, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), em parceria com instituições como o Ministério da Cultura (MEC), Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e Prefeituras Municipais, lançou na última sexta-feira, 14, a aula inaugural do Curso de Especialização em Tecnologias da Educação.
A importância desta oportunidade é a de contribuir para a formação continuada que facilitará o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação dentro e fora das salas de aula, contribuição essa oferecida para 24 professores da rede pública do Estado nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomar, Xapuri, Acrelândia, Sena Madureira, Manuel Urbano, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul.
O curso a distância terá apenas dois momentos presenciais, no início e no final. A previsão de conclusão do curso está marcada para dezembro de 2012, com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a banca de professores da PUC, que mediará também as atividades do curso, postadas no endereço eletrônico de Educação a Distância do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
Alessandra Martins, uma das participantes do curso, vinda da Escola Boa União, de Senador Guiomard, explica que está ansiosa pelo início desta melhora profissional e pessoal. “Será ótimo poder trocar experiências com meus colegas de curso e aprender novos meios de conexão com os alunos”, afirma.
Haverá também uma coordenação estadual do curso para auxiliar os cursistas na operacionalização dos softwares e das plataformas utilizadas tanto por e-mail como presencialmente, nas visitas ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
Durante a aula inaugural, Igor de Oliveira Martins, da Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio, apresentou os principais tópicos do curso aos participantes e como funcionaria a distribuição dos trabalhos e os critérios de avaliação. “Fui convidado para esta aula que orientará os educadores sobre as metodologias trabalhadas no ensino desta especialização. Esperamos que todos sigam o curso até o fim e que consigam passar na apresentação final”, destaca Igor.
O Diretor de Inovação da SEE, Marco Brandão, lembrou que “apenas facilitar o acesso das pessoas não é o suficiente. Devemos incentivar os participantes a permanecerem no curso e a buscarem pelo sucesso no final deste projeto. Desta forma, é possível melhorar profissionalmente agindo em benefício da coletividade e fortalecer o uso da tecnologia naturalmente no cotidiano escolar”.