Em 18 municípios acreanos, iniciativa já é uma realidade e vai começar a chegar agora aos locais mais isolados
Muitas pessoas ficaram reticentes quando o governador Tião Viana prometera calçar as ruas de todos os municípios acreanos até o fim de 2014. Parecia uma utopia, algo surrealista que nenhum outro gestor tinha lançado para si como desafio. Mas, aos poucos, as resistências estão sendo quebradas e até mesmo a classe política começa a ver no Programa Ruas do Povo – lançado em março deste ano pelo governo – como um dos mais arrojados dos últimos tempos.
Em toda a solenidade, inauguração, em qualquer ato do governo do Estado, parlamentares e políticos citam como regra o programa que está tirando o povo acreano literalmente da lama e reduzindo os índices de resfriado e pneumonia durante o verão, doenças que eram causados devido ao excesso de poeira.
Na semana passada, por exemplo, durante a inauguração da ponte sobre o Rio Tarauacá e do anel viário da cidade, a deputada federal Perpétua Almeida fez questão dizer que quase não reconheceu quando chegou ao bairro do Corcovado. Lá, o governo do Estado, por meio do Depasa, pavimentou oito ruas. No mesmo dia havia entregue mais duas e ainda vai entregar outras quatro até o fim deste mês. E tudo dentro da primeira fase do programa.
Na segunda fase, já em processo de licitação, mais 43 ruas estão dentro do cronograma de trabalho. Não é apenas em Tarauacá. Em 18 municípios acreanos o Programa Ruas do Povo já é uma realidade e vai começar a chegar agora também aos locais mais isolados, como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão e Santa Rosa do Purus.
A deputada faz questão de destacar também a alegria de cada pessoa ao ver o benefício chegando à sua rua. “Tem idoso de mais de 90 anos sorrindo, feliz da vida, porque não vai mais ter que pisar na lama. E como é bom ver as ações do governo chegarem exatamente a quem mais precisa”, disse.
Perpétua Almeida não é a única. O senador Jorge Viana também faz questão de lembrar que a pavimentação das ruas, o fim de um sofrimento de décadas, já não é mais sonho, mas uma realidade. “E são mudanças promovidas exatamente pelo programa Ruas do Povo, que chega até às pessoas”, afirmou.
O senador tem razão. A satisfação da população com uma rua nova é imediata. Muitas pessoas, que já haviam perdido a esperança de um dia ver a rua receber algum tipo de benefício, agora são as primeiras a comemorar. E também a cuidar. Reformam a calçada, pintam a casa e até colocam uma flor no jardim para combinar com a nova rua.
Quem também cita o Programa Ruas do Povo sempre em seus discursos é o vice-governador César Messias. Para ele, "trata-se de um dos mais arrojados programas sociais dos últimos tempos". “Quem não quer ter a sua rua calçada, se livrar da lama e da poeira?”, indaga sempre.