Encerrado curso de avicultura para quatro turmas; outras dez fizeram o curso de horticultura orgânica
O Centro de Formação e Tecnologia (Ceflora) encerrou a primeira fase do curso de Avicultura e Roçados Sustentáveis com 120 h/aula para quatro turmas de agricultores da região de Vila Assis Brasil. Para completar o curso, os agricultores ainda terão 40 horas de aulas sobre "gestão cooperativista" e outras 40 horas sobre "roçados sustentáveis". Como explica a coordenadora de aprendizado do Ceflora, Geania Mendonça, esse curso faz parte de um projeto maior, em que já foram capacitadas dez turmas com curso de hortas orgânicas e ainda tem em andamento um curso de processamento artesanal de derivados de leite.
No curso de avicultura, os criadores aprenderam desde a construção do viveiro, passando pela medicação, vacinação até o abate e o processamento para comercialização. Todas as etapas tiveram ênfase na prática. Para Geania, esse tipo de investimento nas comunidades rurais é sempre bem vindo: “A gente vê nos rostos das pessoas a alegria em conhecer as melhores técnicas, o que garante o processo de criação de aves mais rentável”, disse.
Os cursos são oferecidos pelo governo do Estado através do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ), parte integrante do Plano Nacional de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e tem como origem dos recursos uma emenda do deputado federal Henrique Afonso.
Mais cursos
Até o fim do ano o Ceflora tem agenda cheia com cursos em Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Rodrigues Alves. Em Cruzeiro do Sul, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, serão desenvolvidos vários cursos junto à União Municipal de Moradores (Umam). Entre eles, corte e costura, panificação, informática básica e cabeleireiro. Na aldeia do Caucho, em Tarauacá, será ministrado um curso de informática básica. Em Tarauacá, Feijó e Rodrigues Alves, os cursos serão nas áreas de manutenção de computadores, panificação, manicura e pedicura.