Ação do Harpia 01, em parceria com o Samu, garantiu a vida de menina de cinco anos
Um acidente de carro na BR-364, próximo a Feijó, deixou em estado grave uma criança de cinco anos, além de ferir os outros três passageiros. Socorridos e levados ao município mais próximo, a menina precisava de atendimento especializado e, para isso, a transferência para o Hospital de Urgência e Emergência no Acre era fundamental para garantir a manutenção da sua vida.
O Harpia 01, do Centro Integrado em Operações Aéreas (Ciopaer), foi acionado em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e operou o resgate da criança, que está fora de perigo. O acidente ocorreu na última sexta-feira, 7, após o motorista perder o controle do veículo, que saiu da pista e tombou.
O pai da criança, Edinaldo Flor da Silva, agradeceu o empenho da equipe de resgate: "Nunca esperamos ser atendido por esse serviço, mas me surpreendi com a eficiência e a rapidez. Sei que foi fundamental para a vida da minha filha e agradeço muito por todo este esforço", disse emocionado.
Uma enfermeira do Samu acompanhou o resgate e integrou a tripulação do Harpia 01. Uma equipe do Ciopaer precisou se deslocar até Sena Madureira para dar apoio no abastecimento da aeronave.
O helicóptero, batizado de Comandante João Donato, já participou de mais de 40 ações de salvamento em comunidades isoladas, de difícil acesso ou situações de emergência, como esse caso. O Ciopaer faz parte do Sistema de Segurança Pública, do governo do Estado do Acre. A aeronave é capaz de atingir até 246 km/hora e essa velocidade faz a diferença entre a vida e a morte de quem precisa de resgate.