Meida e sua sócia Glayciani montam escritório de contabilidade
Meida Lima, ex-aluna do Curso Técnico de Secretariado Executivo no Centro de Educação Profissional Campos Pereira do Instituto Dom Moacyr (IDM), abriu há quatro meses um escritório de contabilidade chamado FGM, em Rio Branco.
Meida conta que quando ficou sabendo da oferta do curso estava procurando uma oportunidade no mercado de trabalho, e enxergou aí uma nova perspectiva para sua vida. Ela resolveu participar do processo seletivo, foi selecionada e com muito esforço concluiu o curso (duração de um ano e meio) em 2009.
Ao terminar as aulas, Meida ingressou no estágio curricular em um escritório de contabilidade, onde aprendeu muito. “O escritório estava bagunçado e eu estava ali para ajudar com os conhecimentos que tinha adquirido no curso de secretária. Fiz meu serviço direitinho e o dono do escritório gostou muito. Depois de terminar o estágio ele pediu minha carteira de trabalho e me contratou, o que já foi uma vitória. Fiquei no emprego por um ano e dois meses, até sair e montar aqui.” Conta Meida.
Segundo Marcus Marcelo Barros, um dos mediadores do Curso de Secretariado Executivo “no curso os educandos aprendem noções básicas de contabilidade, mas nada avançado. O que fez com que Meida aprendesse mesmo sobre contabilidade foi o estágio e seu esforço”.
No estágio, promovido pelo IDM, Meida conheceu sua sócia Glayciani, que é graduada em Secretariado Executivo e também estagiava no escritório. Juntas elas aprimoraram seus conhecimentos, mas foi de Meida a ideia de montarem seu próprio negócio.
“Eu vi que já sabia bastante, que juntas sabíamos fazer tudo na área de contabilidade (e a isso eu agradeço muito a meu antigo patrão), aí tive a ideia abrir um negócio próprio. Ainda bem que ela resolveu fazer essa loucura junto comigo.” Afirma Meida.
Quando Meida e Glayciani decidiram abrir uma microempresa elas não tinham dinheiro para investir, foram construindo tudo aos poucos e com muito sacrifício. Elas alugaram um ponto comercial e juntaram suas economias para comprar o essencial ao escritório. Além disso, tiveram que reformar o espaço alugado. Elas mesmas fizeram tudo, com a colaboração de amigos.
“Você precisa ver a bagunça que estava isso daqui! A gente lixou, pintou, arrumou tudo direitinho pra poder começar por as coisas. Um amigo adaptou uma grade que era da minha casa, e foi indo. Eu tinha comprado esse computador e ela tinha acabado de comprar este outro, eram nossos, pra usar com as nossas coisas, e acabamos trazendo para cá. Compramos as mesas, as cadeiras, a placa da frente, mas já está praticamente tudo pago, graças a Deus.” Afirma Meida.
As duas sócias, que haviam colocado como meta possuir seis clientes até o final do ano, já possuem cinco clientes em apenas quatro meses de funcionamento. Meida e Glayciani tinham medo de que o escritório não desse lucro, mas agora estão animadas com as expectativas: “No começo dava medo de não aparecer cliente nenhum e a gente ficar aí com um monte de contas para pagar. Agora já estamos mais confiantes que vamos superar a meta que tínhamos posto para até o final do ano”, Conta Glayciani.
Como não possuem formação na área de contabilidade, Meida e Glayciani contam com a colaboração da amiga Teresinha de Fátima Oliveira, que é contabilista. Mas as duas não pretendem parar por aí: Glayciani pretende fazer uma graduação em Ciências Contábeis em breve, e Meida já procura um curso técnico na área.
“Eu me encontrei! Se não fosse o curso que eu fiz e o estágio que o Instituto arrumou pra mim acho que seria difícil ter me encontrado como me encontrei. Realmente estamos muito felizes”. Diz Meida
O Escritório FGM está situado à Rua Boulevard Augusto Monteiro – 1.117, Bairro 15. Quem tiver interesse em contratar os serviços pode acessar o site: www.wix.com/meidalima36/fgmcontabilidade ou entrar em contato pelos telefones: 32247409 / 92046891.