Alunos das escolas estaduais da zona rural são os beneficiados desta terceira etapa do programa
Inclusão digital como forma de reduzir a desigualdade social. Este é o objetivo do Programa Ensinomédio.ac, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), que, esta semana está concluindo a entrega de nove mil Netbooks a alunos e professores do terceiro ano do Ensino Médio das unidades de ensino dos 22 municípios do Acre. A terceira etapa, que iniciou na segunda-feira, 26, e encerra sexta-feira, 30, em Cruzeiro do Sul, está beneficiando alunos da zona rural. Para garantir a inclusão desses jovens nas novas tecnologias, o governo investiu R$ 7 milhões.
Para receber o equipamento, o aluno precisa preencher alguns pré-requisitos como: estar devidamente matriculado e com freqüência regular na escola. Os netbooks possuem software voltado para área educacional e mais de 2.500 obras literárias de domínio público, além de 508 vídeos da TV Escola, que abrangem todas as áreas de conhecimento. Os alunos também terão acesso a tarefas que simulam experimentos de matemática, física, química, biologia, história e geografia.
Na manhã desta quarta-feira, 28, o Secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, fez a entrega de computadores em três escolas da zona rural de Rio Branco. Ele lembrou que o programa é fruto da reivindicação da juventude e tem como objetivo incluí-los no mundo das novas tecnologias. "A preocupação do governo não é somente garantir o acesso à educação e sim garantir uma educação de qualidade, com resultados cada vez melhores nos indicadores de educação", revela.
Ainda segundo Daniel Zen, a gestão da educação hoje no estado está orientada para a universalização do ensino. "Equipamentos como estes, se bem utilizados, trará grandes avanços no conhecimento, tanto individual como da comunidade. Iniciativas como essas contribuem para que o Brasil continue avançando na educação. Hoje 97% das crianças entre 6 a 14 anos estão na escola. Um grande avanço para a educação brasileira", afirma.
Para o Assessor Especial da Juventude, Thiago Higino, que também acompanhou a entrega dos netbooks, "o acesso às novas mídias é primordial para que o jovem seja incluído no mundo digital. O acesso às novas tecnologias é uma garantia para a educação do Acre melhorar cada vez mais", afirmou.
A Diretora de Gestão Institucional da SEE, Rita Paro, revelou que o Acre é o primeiro estado do Brasil a desenvolver programas como o Ensinomédio.ac. "É maravilhoso ver a emoção estampada nos rostos dos alunos ao receberem o netbook. Hoje não existe diferença entre a educação urbana e rural, pois todos estão acessando os mesmos os recursos. A orientação agora é para que façam bom uso do que está sendo disponibilizado pelo governo, por meio da Secretaria de Educação".