Parceria para o desenvolvimento do turismo

Setul e indústria assinam termo de cooperação técnica no Dia Mundial do Turismo

Nesta terça-feira, 27, no Dia Mundial do Turismo, que homenageia ao mesmo tempo os profissionais turismólogos e o trabalho que eles desempenham, diminuindo as barreiras entre os povos, fazendo também menção à Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), o governo do Estado, por meio da Setul, e a indústria firmaram uma parceria em prol do turismo.

Este ano as comemorações no mundo inteiro tiveram o tema: "Turismo e Aproximação de Culturas". Iniciando as atividades, a secretária de Turismo e Lazer mostrou em números toda a progressão mundial dos negócios envolvendo o turismo, a subida considerável do percentual do PIB brasileiro e também o que se foi feito até hoje no turismo do Acre, além das iniciativas e conquistas da nova gestão na área.

Ela também citou a importância do profissional do turismo na sociedade, por ser uma prática na qual se oferece oportunidade de outros conhecerem diversas culturas, executando inclusão social, e por disseminar conhecimento.

Foi enfatizado por ela o trabalho feito nas comunidades, onde são trabalhados o Turismo de Base Comunitária (TBC) e também o progresso da construção dos circuitos de ecoturismo e esportes de aventura. "O Estado do Acre será referência nacional em esportes de aventura", reforçou Ilmara. "O governador Tião Viana tem dado total atenção às questões que envolvem a prática do turismo de forma sustentável."

No evento, foi oferecida aos convidados, turismólogos, empresários da rede hoteleira e agências de viagem uma mostra gastronômica com comida regional preparada pelos principais restaurantes da cidade. Mais uma forma de mostrar a identidade do Acre e "o verdadeiro sabor que o acreano tem".

Além de muita música popular brasileira, os convidados puderam assistir ao novo vídeo da campanha "Tá na Hora de Conhecer o Acre", que arrancou sorrisos e aplausos de quem esteve presente.

Estiveram também presentes representantes dos parceiros, Fieac, Fecomércio e Sebrae, que assinaram um termo de cooperação técnica com o governo do Estado, através da Setul, de qualificação e sensibilização turística, em que, partindo de diversas ações, irão transformar o serviço do setor turístico numa rede profissional diferenciada, onde todos os atores responsáveis para o desenvolvimento do Estado ganharão devido à abrangência de negócios que o turismo influencia.

Serão realizados workshops diversos como capacitação dos recepcionistas de hotéis, cursos de línguas para funcionários dos centros de visitação pública, como museus e galerias, cursos de camareira e muitos outros, que tornarão esses profissionais mais preparados para executar suas tarefas.

A secretária Ilmara concluiu falando da importância de parceiros como Fieac, Fecomércio e Sebrae para o desenvolvimento econômico do Estado. "Estamos fazendo, com isso, um esforço em conjunto para que se torne cada vez melhor o nosso ‘receber bem’, que já é uma característica do acreano, para que os turistas que visitarem o país nos próximos grandes eventos, como a Copa e as Olimpíadas, saiam satisfeitos com nossa hospitalidade", disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter