Comitê vai coordenar trabalhos de infraestrutura em Rio Branco
O desafio de pavimentar mais de 650 quilômetros de ruas incluindo também água e esgoto requer esforços da mesma amplitude do trabalho, por isso o Governo do Estado, por meio do Deracre (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens) e Depasa (Departamento de Pavimentação e Saneamento) se uniram com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo) e criaram um Comitê Gestor do Ruas do Povo que foi anunciado na quarta-feira, 22.
O diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre Médici explicou que o comitê vai coordenar trabalhos de infraestrutura em Rio Branco.
“Toda estrutura do Depasa, Deracre e Emurb estarão unidas. Nós temos as usinas de asfalto que o governo e prefeitura dispõem em Rio Branco, temos todo o conhecimento do Deracre e Emurb com relação a pavimentação de ruas e o grande conhecimento do Depasa em saneamento, água e esgoto da cidade”, detalhou.
Marcus Alexandre ressaltou que toda ação que houver na capital o comitê poderá participar e tomar decisões junto com as comunidades.
O prefeito Raimundo Angelim observou que quem ganha com essa união entre os órgãos do Estado e da Prefeitura é a população que recebe benefícios facilitadores da melhoria de vida. “Nós da prefeitura estamos ganhando mais um presente do Estado com essa parceria. Isso mostra o fortalecimento de uma união que dá certo”, avaliou Angelim.
Povo participa das decisões
Neste comitê não será ouvida apenas as vozes dos órgãos públicos, uma voz que está ativa desde o início dos trabalhos do programa Ruas do Povo também ganha espaço com a chegada do programa a capital: a voz da comunidade.
O presidente da Umarb (União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco), Gilson Albuquerque comemora essa participação da comunidade na tomada de decisões sobre a pavimentação de ruas. Ele lembra que décadas atrás isso não seria possível.
“Ficamos alegres em ser chamado para fazer parte disso. Anos atrás as discussões de melhorias na cidade eram feitas apenas com os presidentes de bairros e hoje envolve vários segmentos”, comentou.
Gilson Albuquerque contou que a Prefeitura convidou a equipe da Umarb para fazer visitas aos bairros da cidade e nessas visitas é possível conversar com a comunidade e auxiliar nas tomadas de decisões sobre quais são as prioridades naquele lugar.
“Vai começar uma série de reuniões de rua por rua nos bairros. Nós estamos aqui neste ato porque acreditamos no Governo do Estado, na Prefeitura e no Governo Federal. Estamos vendo que as obras estão acontecendo”, disse Albuquerque.