Acre participa do 27º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura

Evento vai acontecer no Amapá e tratar das políticas públicas para a cultura nacional

O Amapá sedia nos dias 15 e 16 deste mês o 27° Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, no Monumento Marco Zero do Equador, em Macapá. Com a participação dos representantes das políticas públicas culturais de quase todos os Estados do país, o encontro também terá a presença do secretário de Articulação Institucional, Roberto Peixe, representando a Ministra da Cultura, Ana Holanda. Junto com o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, Peixe assina durante o Fórum o Termo de Adesão ao Pacto Federativo, incluindo vários Estados no Sistema Nacional de Cultura.

Vinte e quatro secretários já confirmaram presença no Fórum, entre eles o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Dircinei Souza. É o terceiro encontro de secretários de Cultura de que o presidente da FEM participa só nos primeiros oito meses de gestão. Segundo ele, o objetivo do Fórum é finalizar as diretrizes e políticas públicas do Ministério da Cultura.

Dircinei também ressaltou que o Acre é o primeiro Estado da Região Norte a receber incentivos da Secretaria de Economia Criativa, num projeto destinado ao empreendedorismo cultural. "Ele vai dar ganho muito grande nos investimentos culturais do nosso Estado”, disse.

O Acre está muito à frente dos outros Estados do país por ter seu sistema estadual de cultura dentro das normas do Ministério da Cultura, resultado de esforços realizados nos últimos 12 anos, além da atual gestão.

Em sua 27ª edição, o Fórum deixa o eixo Sul, Sudeste, Centro-Oeste rumo à Região Amazônica, no meio do mundo, onde passa a Linha do Equador. Em Macapá será discutida e elaborada proposta com as defesas mais importantes da revisão da Lei Rouanet, como a que trata do fortalecimento do Fundo e maior orçamento para a área da cultura. Vai ser elaborado o plano de trabalho para apresentar ao MinC sobre Projeto de Cooperação entre os Estados, bem como a elaboração do Termo de Cooperação com o MinC: circulação de projetos de agentes e bens culturais nos Estados, entre outros temas.

{xtypo_rounded2}Serviço:

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura será nos dias 15 e 16.
Local: Monumento Marco Zero do Equador
Horário: manhã e tarde

Momento cultural: Dia 15, no Teatro das Bacabeiras – apresentações de diferentes manifestações culturais, com participação especial do Coral do Tribunal de Justiça, da Orquestra Meninos do IMMES, Companhia Graham CIA de Dança, cantor Zé Miguel e grupo de Marabaixo, culminando com o concerto “Um Piano pela Estrada”, de Arthur Moreira Lima. {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter