Nilson Mourão assume Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Henrique Corinto continuará  ligado à Sejudh exercendo a função de secretário adjunto

governador_posse_nilson_mourao_foto_sergio_vale_4.jpg
governador_posse_nilson_mourao_foto_sergio_vale_8.jpg

Nilson Mourão assume a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Solenidade de posse foi prestigiada pelo governador Tião Viana (Foto:Sérgio Vale/Secom)

Com o compromisso de atuar na defesa dos direitos humanos, o ex-deputado federal Nilson Mourão assumiu nesta quinta-feira, 8, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Seu antecessor, Henrique Corinto, que respondeu pela pasta desde a sua fundação, quatro anos, permanece atuando na Sejudh como secretário adjunto.

A cerimônia de posse do secretário Nilson Moura Leite Mourão aconteceu no Memorial dos Autonomistas e contou com a presença do governador Tião Viana, que deu posse ao novo secretário, do prefeito Raimundo Angelim, do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado, Moisés Diniz, de secretários de Estado, de lideranças religiosas e representantes de instituições que atuam na defesa dos Direitos Humanos.

Surpreendendo as autoridades presentes, inclusive o secretário empossado, o governador Tião Viana anunciou que a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, iria fazer um breve pronunciamento via celular ao colega Nilson Mourão.

“Cumprimento Tião Viana pela escolha de Mourão para trabalhar em parceria com a secretaria porque sempre trabalhou com um olhar de respeito aos povos da floresta e com respeito pelo mundo. Creio que todos, assim como eu, vibram com essa notícia. O trabalho que ele desenvolve ao longo desses anos é muito importante. Podem ter certeza de que vamos trabalhar integrados”, comentou a ministra Maria do Rosário.

Reconhecimento pela defesa dos seres humanos

Antes de ser oficialmente empossado, Nilson Mourão recebeu os cumprimentos e ouviu algumas palavras dos amigos de militância da Frente Popular como o diretor da Biblioteca da Floresta, professor Marcos Afonso, do prefeito Angelim e de líderes religiosos como padre Maximo Lombardi. Todos em seus discursos reconheceram o trabalho engajado do secretário na defesa dos Direitos Humanos.

Emocionado diante da calorosa recepção pela sua chegada à Sejudh, Nilson Mourão declarou que se sente honrado por ter sido designado pelo governador Tião Viana para colaborar e contribuir com este governo.

“Tenho uma longa luta pelos direitos humanos em nosso país e quero, com muito entusiasmo e determinação, dar continuidade ao trabalho tão bem feito pelo meu antecessor Henrique Corinto”, destacou.

Novos desafios

Mourão lembra que é preciso avançar cada vez mais na defesa dos direitos humanos. Ele ressalta que esse trabalho começou depois de uma tragédia mundial que registrou a morte de 60 milhões de pessoas: a Guerra Mundial.

O secretário afirma que, assim como já acontece, a Sejudh permanecerá desenvolvendo o trabalho de proteção daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Mas, ao mesmo tempo, ele garante que serão desenvolvidos trabalhos de proteção dos direitos e de promoção da defesa dos direitos humanos.

“Quero fazer a Caravana de Direitos Humanos, para isso vamos selecionar bairros em situação vulnerável e municípios onde a violência está acentuada, em seguida vamos fazer um trabalho preventivo para que as pessoas tomem consciência de seus direitos, da sua dignidade, se coloquem como seres humanos com a proteção do Estado”, afirmou o secretário.

Tião Viana observou que a posse de Nilson Mourão aconteceu num ambiente de grande representatividade para a história do Acre. Para o governador, o maior desafio de Nilson Mourão será a execução de uma agenda de secretaria.

“O maior desafio dele será a distribuição de valores para a comunidade, para o Estado. Fortalecer valores como referência para a sociedade. Esse é maior desafio. É um desafio conceitual”, avaliou Tião Viana.

O governador destacou que, antes de assumir um cargo no Poder Executivo, Nilson Mourão fez história com sua atuação eclesiástica e na militância pela democracia do Estado. “Nilson sabia que sempre tinha um lugar reservado a ele para trabalhar nos desafios junto a este governo. Quando ele achou um momento oportuno para refletir comigo, nós encontramos esse caminho juntos”, afirmou.

Corinto permanece com trabalho engajado na Sejudh

governador_posse_nilson_mourao_foto_sergio_vale_1.jpg

Henrique Corinto assume a função de secretário adjunto (Foto:Sérgio Vale/Secom)

Henrique Corinto explica que seu trabalho na Sejudh permanecerá, mas a partir de agora será  como auxiliar do secretário. Ele revelou que conclui seu ciclo como secretário com a sensação de dever cumprido.

Durante a cerimônia de posse, Tião lembrou o trabalho desenvolvido há décadas por Henrique Corinto pela garantia dos direitos humanos – desde a época em que Corinto trabalhou com o juiz federal Pedro Francisco no combate ao crime organizado que atuava no Acre.

“A chegada de Nilson não significa que Henrique Corinto esteja perdendo uma função. Henrique é um homem de Estado, é uma pessoa de muita competência técnica. Tenho lembranças dele desde a época que fez um trabalho discreto ao lado de Pedro Francisco. Henrique está ao lado de Nilson e estará ao meu lado o tempo que ele quiser porque confio plenamente na qualificação que ele tem”, concluiu.

 

 

 

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter