Bancada federal ajuda a ampliar produção agrícola do Vale do Alto Acre

Implementos agrícolas serão destinados ao aumento da produção dos agricultores familiares de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba

silosjdfhs.jpg
ptio_de_mquinas_e_implementos_agrcolas_da_seap_em_plcido_de_castro_foto_alexandre_carvalho.jpg

Os pequenos agricultores dos municípios do Vale do Alto Acre vão ganhar novos equipamentos agrícolas para ampliarem a sua produção de alimentos em áreas já degradadas (Foto:Alexandre Carvalho)

Os pequenos agricultores dos municípios do Vale do Alto Acre vão ganhar novos equipamentos agrícolas para ampliarem a sua produção de alimentos em áreas já degradadas, sem a necessidade de novos desmatamentos na região. Os equipamentos serão adquiridos pela Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap) com os R$ 2 milhões liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o apoio da bancada federal do Estado, liderado pelo seu coordenador, o senador Aníbal Diniz, e composta pelos senadores Jorge Viana, Aníbal Diniz e pelos deputados federais Sibá Machado, Perpétua Almeida, Taumaturgo Lima e Henrique Afonso.  

Os R$ 2 milhões liberados pelo ministério correspondem a uma emenda parlamentar apresentada pelo ex-senador e atual governador Tião Viana para ampliar o processo de mecanização da agricultura acreana, que vem permitindo o aumento da produção e da produtividade agrícolas em áreas já desmatadas e degradadas do Estado.  

Os recursos agora liberados vão permitir que a Seap adquira 12 tratores agrícolas 4×4, um veículo utilitário 4×4, 12 grades niveladoras, 13 grades aradoras, dois distribuidores de calcário, duas colheitadeiras de milho e duas plantadeiras. Esses implementos agrícolas serão destinados ao aumento da produção dos agricultores familiares dos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.  

Segundo o secretário Mauro Ribeiro, da Seap, os recursos vão reforçar a produção agrícola do Vale do Alto Acre através da incorporação de novas áreas degradadas ao processo produtivo, que não implicam novos desmates na região. Além dos implementos agrícolas, a região vai contar em breve com a duplicação do silo graneleiro de Brasileia e a construção de um silo graneleiro em Capixaba.  

“Por orientação do governador Tião Viana, pretendemos transformar também essa região do Alto Acre em grande produtora de grãos”, assinalou Mauro Ribeiro, ao lembrar que a mecanização agrícola, que está avançada em municípios como Senador Guiomard, Plácido de Castro e Acrelândia, também será ampliada nos municípios de Capixaba, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.  

No Acre, atualmente, mais de 400 mil hectares estão degradados e subutilizados. Trata-se de áreas rurais que vêm sendo recuperadas e reincorporadas à produção agrícola familiar do Estado. Os equipamentos, que serão adquiridos agora pela Seap, vão reforçar ainda mais a mecanização agrícola para ampliar a produção, a produtividade e as áreas agricultáveis do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter