Período de estiagem deixa os estoques em baixa
O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul está fazendo ampla campanha de divulgação visando atrair doadores voluntários. O estoque de sangue está abaixo do necessário para atender a demanda. O Hemonúcleo fornece sangue para o Hospital do Juruá, Hospital da Criança e da Mulher (maternidade) e a Santa Casa de Misericórdia, que oferecem atendimento a todos os cinco municípios da região do vale do Juruá, além das cidades amazonenses de Ipixuna e Guajará.
Segundo a enfermeira Fabíola Jucá, gerente administrativa do Hemonúcleo, nesta época do ano sempre há dificuldade em repor os estoques, pois muitos viajam devido as férias e as facilidades advindas da reabertura da BR-364. “Nunca a gente passou tanta dificuldade como neste ano. Por isso estamos indo aos meios de comunicação pedindo às pessoas que já são doadores que façam uma doação e também para as pessoas que desejam se candidatar a serem doadores que venham até o Hemonúcleo se cadastrarem”.
Explica a enfermeira que os voluntários devem levar um documento com foto, fazer o cadastro e submeter-se aos exames de triagem. Conta Fabíola que muitas pessoas se cadastram, fazem o exame e depois não comparecem para saber o resultado, sendo que muitas estariam habilitadas para a doação. Até junho deste ano, menores de 18 anos não podiam doar. Agora, os maiores de 16 anos podem doar, mas devem ser acompanhados dos pais ou responsáveis.
Demanda pode ser suprida
Fabíola calcula que se houvesse cinco doadores por dia, o estoque seria sempre suficiente. Acontece que há dias em que não aparece um doador sequer. Mas a campanha já chamou a atenção e começam a aparecer os primeiros doadores. A proximidade da realização da Expoacre Juruá também é motivo de preocupação, devido ao grande movimento nas ruas e estradas da região.