Plano Plurianual começa a ser discutido com sociedade civil

Metas e prioridades do governo estão sendo discutidas em oficinas; a primeira aconteceu na região do Baixo Acre

conferencia_estadual_de_assistencia_social_foto_sergio_vale_40.jpg
conferencia_estadual_de_assistencia_social_foto_sergio_vale_41.jpg

A equipe de Governo do Estado iniciou nesta quinta-feira, 25, os debates entre Poder Público e sociedade civil sobre as prioridades e metas do Plano Plurianual (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A equipe de governo do Estado iniciou nesta quinta-feira, 25, os debates entre Poder Público e sociedade civil sobre as prioridades e metas do Plano Plurianual (PPA). As discussões acontecerão em todas as regionais do Estado: Baixo Acre, Alto Acre, Juruá, Purus e Tarauacá-Envira. A primeira oficina aconteceu na Escola Armando Nogueira e envolveu a sociedade civil da região do Baixo Acre, que compreende os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Senador Guiomard.

Márcio Veríssimo, secretário de Planejamento do Estado (Seplan), explica que essa primeira oficina com os representantes do Baixo Acre é importante. Veríssimo lembra que antes desta oficina foi feita uma consulta pública que envolveu mais de 7.400 pessoas, nos 22 municípios. “Isso foi iniciado ainda no Plano de Governo e, já no início deste governo de Tião Viana tivemos uma conversa com todos os secretários para vermos quais eram as principais demandas. Os primeiros seis meses de Governo foram muito intensos, com muito trabalho e hoje temos fonte de recursos para grande parte desses investimentos que compõem as diretrizes do Governo que está dentro do PPA”, frisou o secretário de Planejamento.

Parte das diretrizes discutidas no Plano de Governo estão em execução com esses recursos, como exemplo o secretário Márcio Veríssimo destaca os programas: Ruas do Povo; programa de fortalecimento da área de produção e o do programa industrial.

O vice-governador César Messias participou dos debates na oficina realizada em Rio Branco e ressaltou que embora essas ações estejam sendo executadas, o governador Tião Viana quer algo maior.

“Nós queremos discutir não apenas o plano de governo de 2011, mas um plano de governo até 2015. O que está sendo debatido aqui com representantes de toda a região do Baixo Acre são as metas prioritárias. A participação da sociedade civil está sendo muito boa. As pessoas estão argumentando, apresentando propostas, querem melhorar metas”, destacou Cesar Messias.

Moradora do município do Bujari, Sônia Cabral disse que fez questão de deslocar-se de sua cidade até Rio Branco para ser uma voz ativa na oficina do PPA da regional do Baixo Acre.

“Nós temos que aproveitar essa oportunidade que o governo está nos dando para ajudar na construção do Plano Plurianual. É um honra para participar destes debates”, afirmou Sônia Cabral.

O vice-governador ressalta que a partir deste momento o Governo do Estado inova na sua maneira de fazer política e definir seu plano de governo. “O que estamos fazendo aqui não é apenas um plano de um ano para o outro, estamos fazendo Plano Plurianual que vai até 2015 já  com a participação popular. E quando formos fazer plano de governo de cada ano, também haverá a participação do povo de todas as regionais. Porque este governo é do povo”.
{xtypo_rounded2}
Confira onde serão as próximas oficinas do PPA

26 de agosto (sexta-feira)

Regional do Purus: Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa;

Local: Centro Cultural Sérgio Souto (Sena Madureira) – Horário: 8h 

26 de agosto (sexta-feira)

Regional do Alto Acre: Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e Capixaba;

Local: Centro Cultural (Brasiléia) – Horário: 8h 

30 de agosto (terça-feira)

Regional do Juruá: Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Porto Walter;

Local: Escola Craveiro da Costa (Cruzeiro do Sul) – Horário: 8h 

30 de agosto (terça-feira)

Regional do Envira: Feijó, Tarauacá e Jordão.

Local: Escola José Gurgel Rabelo (Feijó) – Horário: 8h{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter