Experiências de Produção agroecológica com princípios empreendedores e sustentáveis
Estudantes do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Dom Moacyr, que acontece na Escola da Floresta Roberval Cardoso, promoveram exposição de produtos agroecológicos na última segunda-feira, 22. A exposição é o resultado das competências desenvolvidas durante o curso onde o educando pode escolher três competências opcionais levando em consideração tanto a sua afinidade, quanto a aptidão regional de suas comunidades, sendo elas: piscicultura, criação de abelhas, bovinocultura leiteira, uso sustentável da floresta, avicultura e hortas ecológicas em 120 horas distribuídas em aulas teóricas e práticas.
Na ocasião foram expostos os seguintes produtos: mel-de-abelha, favo-de-mel, bolo-de-mel, pão-de-mel, iogurte de mel, fumegador, roupa apropriada para apicultura, filé de tilápia in natura e frito para degustação, frango ao molho (a partir de sistema agroecológico), pintos, ovos, comedouros e bebedouros alternativos para aves, diversos tipos de sementes, tartarugas, tracajás, materiais bibliográficos, dentre outros.
Os educandos preparam apresentações explicando cada competência estudada, a importância de cada uma para suas comunidades, ilustrando ainda, todo o processo dos produtos agroecológicos expostos.
“Temos o objetivo de repassar para nossos educandos nas competências opcionais, que podemos utilizar os recursos de fauna e flora de forma sustentável, minimizando os impactos causados ao meio ambiente”, comentou Maria Eliene Braga, mediadora.
“Essa exposição nos deu a oportunidade de conhecermos todas as competências optativas, trocarmos ideias e decidirmos na escolha de novas optativas. Aprendi muito com as atividades e vou levar muitas novidades para minha comunidade e para minha vida profissional. O Alto Acre está provando o quanto a atividade de avicultura tem dado certo”. Declarou Andrelizia Ramalho educanda de Xapuri.
Competências Opcionais
A competência de Hortas Ecológicas apresenta habilidades como: Diagnosticar áreas para a implantação de Hortas Ecológicas, orientar no preparo e utilização de compostagem, vermecomposto e adubação verde, orientar e utilizar métodos agroecológicos de controle de organismos, entre outras habilidades. Ao término do curso, o horticultor estará apto a planejar o plantio, produzir legumes, folhas, raízes, controlar pragas e doenças e efetuar tratos culturais e integrar a produção com os sistemas agroflorestais. Na realização das atividades, o horticultor empregará também princípios empreendedores e sustentáveis.
A Criação de Aves apresenta habilidades como: Planejar sistema de produção de galinhas, utilizar técnicas profiláticas, higiênicas e sanitárias na criação de animais com base nos princípios agroecológicos, construções e instalações para criação de galinhas, entre outras habilidades. Ao término do curso, o Avicultor estará apto a analisar as características de mercados, manejar a criação de aves caipiras, alimentando e controlando a sanidade dos animais. Na realização das suas atividades, o participante empregará princípios empreendedores e sustentáveis e poderá atuar em granjas privadas ou no próprio negócio familiar.
A Bovinocultura Leiteira apresenta habilidades como: Orientar sobre a importância agroecológica na criação de gado bovino leiteiro, Planejar e implantar piquetes rotacionados, Identificar e utilizar técnicas preventivas e curativas no combate de doenças e parasitas considerando os princípios agroecológicos, entre outras habilidades.
A Piscicultura apresenta habilidades como: Implantar sistemas de produção de peixes adaptados à realidade local, orientar na construção de tanques e açudes, Orientar o manejo, etc. Ao término do curso o piscicultor estará apto na produção de peixes, em cultivos, desde a produção de alevinos, engorda, processamento até a comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor, aplicando conhecimentos de tecnologia para gerenciar e explorar, de forma sustentável.
A Criação de Abelhas apresenta habilidades como: Identificar abelhas Apis, bem como seus enxames em ambiente natural, orientar a revisão da colméia: reserva de mel e pólen, condições da rainha, zangão, realeiras, condições dos quadros, etc. Ao término do curso, os educandos estarão aptos a desenvolverem atividades de planejamento, implantação e manejo de apiários, bem como, a extração de mel e seus derivados, buscando compatibilizar os aspectos socioeconômicos e ambientais.
O Uso Sustentável da Floresta apresenta várias habilidades, como: identificar espécies de animais silvestres com potencial de manejo para suprir as necessidades de alimentação das comunidades, levantar o potencial dos produtos florestais, visando suprir as necessidades da comunidade e orientar na extração e beneficiamento dos produtos vegetais da floresta, entre outras.
Os conhecimentos, habilidades e valores/atitudes contidas nessa competência fornecerão ao técnico a capacidade de identificar o potencial da floresta e orientar de forma sustentável o uso dos recursos florísticos e faunísticos em sua região.
Para atingir a habilitação técnica em agroecologia, o educando deverá seguir adiante no itinerário, complementando sua formação com as competências à sua escolha.